terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projecto liderado pela UAlg apresentado em Bruxelas



O projecto KIMERAA, liderado pela Universidade do Algarve, foi apresentado em Bruxelas no passado dia 20 de Janeiro a convite do projecto SEAS-ERA. A reunião, que se realizou na sede da BELSPO – Belgian Science Policy, englobou, para além da apresentação do KIMERAA, as apresentações de Luis Cuervo Spottorno, representante da Comissão Europeia sobre a “Estratégia Europeia para o Atlântico” e de Carlos Berrozpe, da Direcção Geral do Ambiente acerca da “Directiva para um Quadro Estratégico Marinho”.

Sobre o SEAS-ERA
Desenvolvido no âmbito da iniciativa ERA-NET do Sétimo Programa Quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o SEAS-ERA tem como objectivo principal facilitar a criação de uma estrutura estável e duradoura para o fomento da investigação marinha nas bacias marítimas europeias. Reúne o Marine Board da European Science Foundation e os vinte maiores organismos europeus de financiamento de investigação marinha, entre os quais se encontra a Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Portugal.
O projecto SEAS-ERA visa a criação de uma Agenda da Marinha Europeia e da Investigação Marítima e de uma estrutura europeia operacional estável, reforçando a cooperação entre os estados-membros e evitando a fragmentação das políticas científicas através da promoção de sinergias a nível regional e europeu para a realização de uma programação conjunta.


Sobre o KIMERAA

O projecto KIMERAA - Transferência de Conhecimento para Melhorar a Economia Marítima nas Regiões do Espaço Atlântico - tem como objectivo criar mecanismos para a transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas no Cluster do Mar. É liderado pela UAlg, através do CRIA, Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, é co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional até 2012.
A apresentação do KIMERAA à parceria SEAS-ERA procurou aproximar os dois projectos que têm objectivos estratégicos complementares e um leque de actividades específicas que podem interagir fortemente. O desenvolvimento, através do KIMERAA, de uma base de dados com organizações que têm competências e serviços na área das ciências marinhas e cluster marítimo no Espaço Atlântico foi sublinhado como uma actividade com interesse estratégico para a SEAS-ERA. A informação recolhida irá alimentar uma ferramenta online que será divulgada a potenciais interessados, decisores políticos, instituições de investigação e empresas do Espaço Atlântico. Para facilitar a inserção dos contactos das organizações que pretendam ser listadas e participar nesta iniciativa a ferramenta terá um motor de busca com informações georreferenciadas e recursos adicionais para as actividades marítimas específicas. A ferramenta estará disponível através do sítio do KIMERAA (www.kimeraa.eu). Para além desta, outra das actividades fundamentais do projecto KIMERAA é a criação da ENKTAA – Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico - que será facilitada com a implementação desta ferramenta e será uma oportunidade adicional de interacção com o projecto SEAS-ERA.