Numa organização da rede Enterprise Europe Network e da CCDR Algarve
Cerca de uma centena de empresários e dirigentes associativos de vários países europeus e sul-americanos, entre os quais quinze representantes nacionais, reuniram-se no passado dia 19 de Janeiro, em Madrid, no decurso da FITUR 2011, para discutirem e estabelecerem relações de negócio no âmbito do eco-turismo e turismo sustentável.
Artur Gregório (dir.), da Associação In Loco, numa reunião de trabalho
Comissão organizadora (esq. para dir): José Navarrete (Chile), Ilyana Draganova (Bulgária), Javier Díaz (Espanha) ; Julia Beile (Alemanha) e Paulo Bota (Portugal)
O encontro empresarial foi organizado pela Enterprise Europe Network, rede de apoio e aconselhamento às PME em matéria de inovação, internacionalização e financiamentos da União Europeia, num espaço amplo, integrado no centro de convenções da feira, onde tiveram lugar várias dezenas de reuniões bilaterais.
A comitiva nacional foi coordenada pela CCDR Algarve, membro da rede europeia, sendo maioritariamente constituída por agentes económicos regionais, como por exemplo o Monte do Álamo, a Natura Algarve, a Formosamar e a Associação In-Loco, entre outros.
O objectivo principal da iniciativa é a obtenção de futuros acordos comerciais ou técnicos, pelo que a CCDR Algarve acompanhará as negociações entretanto iniciadas e reportará à Comissão Europeia os resultados práticos das mesmas.
A Enterprise Europe Network tem agendado novos encontros internacionais, nomeadamente no âmbito das feiras Fruit Logistica (Berlim, 10 e 11 de Fevereiro), Egética-ExpoEnergética (Valência, 16 e 17 de Fevereiro) e na EcoBuild (Londres, 3 de Março).