terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em Albufeira: CANTINA SOCIAL APRESENTADA AO PÚBLICO

Projecto de Solidariedade abre as portas dia 17 de Janeiro
A autarquia de Albufeira apresentou, esta segunda-feira, a “Cantina Social”, na presença das várias entidades e voluntários envolvidos no projecto. Cerca de uma centena de munícipes vão começar a receber ajuda alimentar já a partir da próxima segunda-feira.


A VEREADORA DA ACÇÃO SOCIAL, MARLENE SILVA, CONTIBUI PARA A CAUSA

HÉLDER SOUSA, PRESIDENTE DA JF DE ALBUFEIRA, UM DOS PÁIS DA IDEIA

CARLOS SILVA E SOUSA, PRESIDENTE DA AM, DÁ O EXEMPLO

O EDIL DESIDÉRIO SILVA TAMBÉM DEU O SEU DONATIVO

CONTENTOR DE BENS ALIMENTARES CHEIO, MAS AINDA HÁ ESPAÇO PARA MUITO MAIS

54 VOLUNTÁRIOS INTEGRAM O PROJECTO
“Eu Ajudo!” é o lema da campanha de solidariedade associada à Cantina Social de Albufeira, apresentada ao público pelo executivo, esta segunda-feira, no hall dos Paços do Concelho.
Já a partir do próximo dia 17 de Janeiro, as famílias com maiores dificuldades económicas vão passar a beneficiar de uma refeição diária, composta por pão, sopa, prato principal, sobremesa e bebida.
O novo equipamento vai funcionar diariamente nas instalações da Cantina Municipal, das 18h00 às 20h00, e irá servir perto de 100 indivíduos sinalizados pela autarquia, que compõem 45 agregados familiares. “Estes são os números de que dispomos actualmente, mas que contamos que venham a aumentar após a divulgação do projecto”, refere Marlene Silva, vereadora da Acção Social do município de Albufeira. “É muito importante que toda a comunidade abrace esta causa e nos ajude a divulgá-la”, acrescentou. Marlene Silva agradeceu publicamente o empenho de todos os voluntários, com especial ênfase para as empresas e particulares que estão a patrocinar o projecto: Continente, Modelo, Makro, Recheio, Pingo-Doce, Mercado de Albufeira (peixaria), e a Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira
Sendo um projecto totalmente assente no voluntariado, os seus fundadores –Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Albufeira (com o apoio da Cooperativa de Consumo e Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal) –apelaram à participação e envolvimento de toda a população: “Nós criámos este projecto, mas para concretizá-lo precisamos da colaboração de todos vós. Juntos, conseguiremos minimizar os casos de fome, pobreza e exclusão social que infelizmente atingem uma parte da nossa comunidade”, salientou o presidente da autarquia Desidério Silva. O edil relembrou que “o apoio social prestado pelo município não se esgota neste projecto, mas estende-se a muitas áreas, desde o apoio às IPSS’s, à alimentação escolar e aos programas de apoio ao arrendamento e a estratos sociais desfavorecidos”.
Os 54 voluntários até à data inscritos na “Cantina Social” irão assegurar o cumprimento de várias tarefas, desde o controlo de entradas, orientação de equipas de escalonamento de tarefas, controlo e aprovisionamento de dispensa, supervisão de cozinha e limpeza, sob a orientação da nutricionista e técnica superior da Divisão de Educação da Câmara Municipal, Patrícia Filipe.
O presidente da Junta de Freguesia de Albufeira, um dos mentores do projecto, sublinhou que “iremos continuar a angariar parceiros entre as unidades hoteleiras e outras empresas do concelho”. Hélder Sousa adiantou que estão a ser reunidas todas as condições para que se possa avançar com um projecto semelhante nas restantes freguesias.
No seu discurso, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, destacou “a generosidade e solidariedade das gentes de Albufeira, que não passam indiferentes a este tipo de causas sociais”.
Após as intervenções, o executivo contribuiu com a doação de bens alimentares, depositados num dos contentores criados para o efeito. As grandes superfícies comerciais irão dispor de um recipiente semelhante, para que todos possam contribuir com o depósito dos mais variados géneros alimentares, como arroz, massas, azeite, óleo, atum, tomate enlatado, margarina, grão e feijão seco ou enlatado, banha, salsichas ou puré de batata.
Refira-se que no final do primeiro dia da campanha oficial, foi recolhida cerca de meia tonelada de alimentos, só de doadores que assistiram à apresentação.
Para fazer parte deste projecto e ajudar quem mais precisa, basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe, situado no Edifício dos Paços do Concelho, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira, na Divisão de Acção Social, Saúde e Juventude do município, ou através do site www.cm-albufeira.pt