terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Teatro no Concelho de Olhão: «Aventura no Sótão dos Sonhos» nos palcos de Moncarapacho e Pechão


Nos dias 18 e 19 de Dezembro, a peça de teatro para a infância Aventura no Sótão dos Sonhos sobe aos palcos da Casa do Povo do Concelho de Olhão (em Moncarapacho) e do Espaço Multiusos da Junta de Freguesia de Pechão. Serão as últimas apresentações deste espectáculo que já passou pelo Auditório Municipal de Olhão e pelas freguesias de Quelfes e Fuseta, numa iniciativa da Câmara Municipal de Olhão.
A peça revela a história de Maria João, uma menina curiosa, valente e atrevida que decide ir ao sótão da sua avó. Assim se inicia esta aventura. Um sótão, uma bruxa, muitos segredos, bonecos, bonecas, meninos, meninas, uma bailarina, um Pinóquio, um papagaio, príncipes e princesas (…) O imprevisto acontece quando Maria João descobre os segredos da bruxa Malofa: Diário da Bruxa – “Malvado e horripilante diário, hoje estou terrivelmente contente… finalmente vou ficar bela e o príncipe encantar…”
Um segredo será revelado e Maria João não poderá voltar atrás…
Aventura no Sótão dos Sonhos é o resultado do trabalho desenvolvido durante a Oficina de Teatro promovida pela Casa da Juventude e ministrada por Hugo Sancho, a partir de um texto colectivo da autoria do Grupo Teatro da Vida, de Olhão (1995). O elenco é composto pelos formandos da Oficina: Beatriz Gouveia, Ana Afonso, Sara Teixeira, Catarina Domingos, Juliana Tavares, Miguel Domingos, Mónica Maria, João Tavares, Carolina Viegas e Gonçalo Azinheira.
Esta é já a terceira produção da Câmara Municipal de Olhão, no âmbito das Oficinas de Teatro da Casa da Juventude, iniciadas em 2007. Em Maio de 2008 foi apresentada a peça Viagem Breve a um Reino Esquecido, de Pedro Bom e em Maio de 2010 Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.
As Oficinas de Teatro da Casa da Juventude de Olhão são actividades de carácter essencialmente lúdico/criativo, dirigidas aos jovens do concelho.
Os objectivos principais são a sensibilização para a arte dramática e o desenvolvimento de técnicas básicas a nível de Voz, Corpo, Interpretação e Construção de Espectáculo.
Estas oficinas integram-se num conjunto de actividades formativas muito abrangentes, promovidas a nível do Município pela Casa da Juventude de Olhão, como são o caso das formações a iniciar a 20 de Dezembro, nas áreas de Fotografia Digital, Moda, Bijutaria, Dança e Música no Computador, esta última uma iniciativa inédita que propõe a produção de música em software especializado, o CUBASE AI4 da Steinberg, distribuído pela Yamaha.