terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Teatro: ACTA em Co-Produção Internacional para 2011



A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve vai realizar em 2011 uma co-produção internacional com o Teatro de Trier na Alemanha e com o Teatro Nacional do Luxemburgo que resultará na estreia do espectáculo bilingue (alemão e português) “A Tempestade” de William Shakespeare dirigida por Gerhard Weber e com cenografia de Jean-Guy Lecat. A participação da ACTA ao nível do elenco será feita pelos actores: Luís Vicente no papel de Próspero, o legítimo Duque de Milão, Mário Spencer no papel de Calibã, um escravo selvagem, Tânia Silva no papel Miranda, filha de Próspero e Carlos Pereira no papel de Ariel, um espírito dos ares.
A estreia está prevista para o dia 12 de Fevereiro de 2011 em Trier onde serão realizadas apresentações nos dias 13, 15 e 16 e depois seguirá para o Teatro Nacional do Luxemburgo onde será apresentada nos dias 17 e 18 de Fevereiro. O espectáculo será apresentado em Portugal no mês de Junho, em Faro no Teatro das Figuras e em Portimão no TEMPO.
Os ensaios já tiveram início durante o mês de Dezembro, no Teatro das Figuras, em Faro, e continuarão durante o mês de Janeiro e Fevereiro de 2011 na Alemanha.
Este projecto é apoiado pelo Programa Europeu Cultura onde também se incluirá uma formação pedagógica a realizar pelo VATe – Serviço Educativo da ACTA no mês de Março em Trier na Alemanha e no Luxemburgo junto das comunidades escolares do ensino básico.
Na conjuntura actual em que se prevêem cortes para a cultura, a ACTA relança-se num projecto internacional de grande fôlego.