terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reis Magos seguem a Estrela da Tradição em São Brás de Alportel



A estrela da tradição continua a brilhar nos céus são-brasense para conduzir os reis magos na procura da Gruta que guarda o Menino…
Ao seguir esta estrela, até ao próximo dia 9 de Janeiro, podemos descobrir uma Rota de Presépios, num percurso que convida à redescoberta das tradições populares da quadra natalícia.
Nesta Rota de tradição, descobrirmos os presépios da aldeia de Alportel, no sopé da Serra, dos lugares de Mesquita, Peral e Machados no barrocal algarvio, do pitoresco lugar de Corotelo no cimo do monte e ainda o presépio da bonita aldeia serrana de Parises. A esta rota juntam-se ainda, em São Brás de Alportel, os presépios da Santa casa da Misericórdia, da Igreja Matriz, da Biblioteca Municipal, do Museu do Trajo e dos Bombeiros Voluntários; e na Quinta do Peral, um presépio ecológico muito especial, num total de 16 diferentes presépios.
Na aldeia de Alportel, o Centro Museológico acolhe um presépio artesanal composto por pequenas figuras de barro representativas da quadra natalícia, e de todo um conjunto de figuras alusivas às profissões típicas do Algarve. A decoração recorre a materiais como a cortiça e o musgo natural, entre outros materiais da natureza, numa organização da Sociedade Recreativa Alportelense.
O percurso segue até ao coração da Serra do Caldeirão, à bonita aldeia de Parises, onde as pedras da ribeira ganham vida para ilustrar este presépio rural. Aqui, o menino Jesus é embalado pela brisa serrana e descansa ao som dos passarinhos, enquanto espera por novos visitantes. Esta criação resulta uma vez mais do espírito de entre ajuda de toda a comunidade de Parises, que celebra desta forma o nascimento de Jesus.
E seguimos para o lugar de Mesquita, junto à capela, num espaço acolhedor que recebe um presépio feito pela comunidade local, à base de tecidos e produtos da região. Paramos de seguida no sítio do Peral, onde uma gruta natural acolhe o nascimento de Jesus Cristo. Uma antiga alfarrobeira foi o local escolhido para acolher este pequeno presépio representado por figuras feitas à mão, com recurso a tecidos e materiais da região recolhidos e trabalhados pelo Grupo Cultural e Desportivo do Peral.
O Jardim dos Poetas, no sítio de Machados, é uma vez mais um ponto de paragem desta Rota, com um presépio em tamanho real feito com o intuito de desejar as boas festas a todos os transeuntes. Elaborado minuciosamente pelo Grupo Desportivo e Cultural de Machados, esta representação natalícia pretende aquecer o coração de quem passa para um Natal mais harmonioso e feliz.
Seguindo por montes e vales, chegamos ainda ao bonito lugar de Corotelo, onde no espaço exterior do Jardim-de-Infância (antiga Escola de Corotelo) se descobrimos um original presépio, em tamanho real, confeccionado com desperdícios, ferradura, madeira, arame, tecido e muitos outros materiais reutilizados, que resulta de um desafio partilhado por alunos, pais, educadores, auxiliares e toda a comunidade escolar.
A viagem continua até ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental - Quinta do Peral que apresenta um presépio ecológico, feito com materiais alternativos. Neste presépio as rolhas de cortiça usadas formam bonitas casinhas decoradas com restos de papel, as personagens ganham vida com barbas de milho e vistosos tecidos, enquanto o exterior se vê adornado com pasta de papel e várias searinhas típicas, com recurso a latas de conserva e sementes de lentilhas e trigo. Um presépio amigo do meio ambiente que revela novas aplicações para os materiais usados.
De regresso a São Brás de Alportel, a Santa Casa da Misericórdia convida a apreciar 2 presépios decorados em cortiça no Centro Infantil António Calçada e Lar de 3ª Idade. A Rota prossegue até aos Tradicionais Presépios Algarvios, feitos em degraus decorados com laranjas e searinhas reservando o topo para a imagem do Menino Jesus. Estes presépios típicos podem ser visitados na Biblioteca Municipal, Igreja Matriz e Museu do Trajo de São Brás de Alportel.
A estrela guia termina o seu percurso no Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel para revelar uma imponente representação histórica aliada a várias representações da cultural local. Os pequenos sobreiros salpicam a paisagem, assim como as árvores de fruto da Serra do Caldeirão, pormenores que contextualizam de forma personalizada as pequenas casas de madeira que escondem as personagens míticas desta quadra natalícia. Neste presépio o menino Jesus aparece apenas no dia de Natal e os Reis Magos movimentam-se ao longo do presépio chegando apenas no Dia de Reis ao berço do Deus Menino. Uma caracterização histórica que pretende representar fielmente este momento de celebração.