sexta-feira, 17 de setembro de 2010

“Ria de Alvor: histórias de um lugar / Mariscadores”



Património histórico, ambiental e cultural de Alvor ganha novo dinamisno
Assinatura de protocolo de cooperação entre Município de Portimão e Freguesia de Alvor
O olhar atento e sensível de João Mariano ao longo de seis meses resultou num profundo envolvimento emocional com a dura faina dos mariscadores, arte viva que evoca o mais genuíno da alma de um povo e constitui um inestimável património cultural, registado e preservado numa série de imagens que darão corpo a um livro e a uma exposição.
O livro será lançado no dia 17 de Setembro, às 18h30, no Centro Comunitário de Alvor, com a presença de António Mega Ferreira, director do Centro Cultural de Belém e autor do prefácio, da jornalista Teresa Resende, que assina o texto introdutório da obra, e de alguns dos protagonistas.
As imagens que João Mariano registou serão levadas à cidade de Portimão, numa exposição a inaugurar na Casa Manuel Teixeira Gomes no dia 24 de Setembro, às 18h30, onde poderão ser vistas até 31 de Outubro próximo.
Valorização do património de Alvor – Uma aposta do Município
Por ocasião do lançamento do livro será celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Portimão e a Freguesia de Alvor, com vista à preservação e valorização do património da vila de Alvor, um dos principais cartões-de-visita do município.
O projecto, a desenvolver em várias fases ao longo dos próximos anos, consiste em tornar a localidade mais atractiva, quer para os residentes, quer para os que a visitam, através da valorização e divulgação do seu património histórico, ambiental e cultural, dando a conhecer mais particularmente as suas gentes e vivências.
São objectivos a preservação e divulgação da história local e do seu património edificado, o reforço da imagem de Alvor como destino turístico e o contributo para a dinamização e sustentabilidade da economia local, contribuindo ainda para o reforço do sentimento identitário e de pertença na comunidade, bem como da memória colectiva dos alvorenses.
O antigo edifício da Junta de Freguesia, a ex-Casa dos Pescadores, o entreposto do Salva-Vidas e a antiga Lota, referências edificadas da vila, serão alvo de intervenções para posteriormente servirem como núcleos expositivos, etnológicos e centros de interpretação temáticos, em relação com a história, a cultura, o ambiente, as tradições e os recursos locais.
A Ria de Alvor será o cenário natural por excelência para a realização de diversos passeios guiados, quer para turistas, quer para estudantes, onde os próprios pescadores e mariscadores vão ser os cicerones.
Com um riquíssimo ecossitema, esta zona húmida foi recentemente palco do Bioblitz: Alvor 2010, que numa maratona de 24 horas juntou mais de três centenas de amantes da natureza, enquanto que no dia 3 de Outubro receberá um passeio, no âmbito do Fim de Semana Europeu de Observação de Aves.