sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Portimão comemora Jornadas Europeias do Património



As Jornadas Europeias do Património vão ser comemoradas em Portimão através de um conjunto de iniciativas que decorrem entre 20 e 26 de Setembro, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Portimão e as Freguesias de Alvor e Portimão.

Sob o lema “Património: Um mapa da história”, o programa inclui diversas visitas guiadas a Portimão e Alvor e passeios de barco pelo Rio Arade e Ria de Alvor, que desvendarão o património cultural e as paisagens do município, incluindo ainda uma tertúlia sobre lugares de história viva e propondo uma viagem à Pré-história, no Centro Interpretativo de Alcalar.

Os participantes podem desse modo vislumbrar as marcas de uma herança milenar e deixar-se envolver pelo rico passado do município, sendo ainda de referir que nos dias 25 e 26 o Museu de Portimão abre as portas, com entradas gratuitas.

Os interessados em participar no programa de iniciativas previstas, que pode ser consultado em www.cm-portimão.pt, devem para o efeito inscrever-se através dos seguintes contactos: Casa Manuel Teixeira Gomes - Gabinete para a Promoção e Divulgação do Património do Município de Portimão: tel. 282 458 061; tlm. 927 246 318; e-mail gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt.


Em anexo: Programa das Jornadas

Programa:

Dia 20 | 14h30 – “Paisagens Urbanas” *
Visita guiada pelo coração da cidade de Portimão. Temas abordados: Edifícios, referências arquitectónicas, ruas, praças e jardins com significado histórico.

Dia 21 | 10h30 – “Alvor Islâmico” *
Visita guiada por Alvor. Temas abordados: Influências islâmicas e as marcas que perduram até aos nossos dias.

Dia 22 | 10h30 – “Passeios à beira-rio” *
Visita pela zona Ribeirinha de Portimão. Temas abordados: Portimão, cidade nascida da água e as transformações da zona Ribeirinha ao longo dos tempos.

Dia 23 10h30-14h30 – Conto Infantil “Os medos do Rio Arade” *
Local: Casa Manuel Teixeira Gomes

Dia 24
13h30 – Passeio de barco pelo Rio Arade *
Temas abordados: Água como pólo de atracção dos povos, civilizações e património ligado directamente às margens do Arade e às relações entre Portimão, Lagoa e Silves.

21h30 – Tertúlia “Lugares de história viva – Património: identidade de um povo”
Local: Centro Comunitário de Alvor

Dia 25 | 10h30 – Passeio de barco pela Ria de Alvor *
Temas abordados: Civilizações, relação dos povos com a ria ao longo dos tempos, artes de pesca, porto de pesca e importância ecológica – faúna e flora.

Dia 26 – “Um dia na pré-história”
Visitas: 10h00 - 12h30 / 14h00 às 16h30
Descubra o quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos atrás, através de sugestões de vestuário, adereços e encenações de práticas do dia-a-dia.
Local: Centro Interpretativo de Alcalar

Nota: A partir das 9h30 estará disponível gratuitamente um autocarro “Vai e Vem”, com partidas do Museu a cada 30 minutos e paragens no Largo do Dique, em direcção a Alcalar.