quarta-feira, 1 de setembro de 2010
LIVRO EM BD SOBRE JOSÉ MENDES CABEÇADAS JÚNIOR
No âmbito da exposição “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve”, vai ser lançado no próximo dia 8 de Setembro, quarta-feira, pelas 18h00, no Convento de Santo António, em Loulé, um livro de banda desenhada de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes intitulado “José Mendes Cabeçadas - Um espírito indomável”.
Esta obra, com desenhos de um dos mais prestigiados ilustradores portugueses – José Carlos Fernandes - , pretende dar a conhecer a vida deste oficial algarvio envolvido nos acontecimentos da implantação da República e que posteriormente ocupou cargos de relevância na vida política portuguesa.
Mendes Cabeçadas (1883-1965) foi um dos ilustres cidadãos nascidos no Concelho de Loulé, que teve o privilégio de ocupar o mais alto cargo da República, ainda que por curto período e num contexto difícil. Para além de ter sido militar, envolveu-se na política, nos negócios, civicamente empenhado, regionalista e opositor ao regime salazarista.
Envolve-se na vida política activa, ainda durante a vigência do regime monárquico, tornando-se republicano. Participa nas conspirações para derrubar o regime. Contacta também as sociedades secretas, como era habitual na época, onde se desenvolviam algumas das conspirações que abalaram Portugal.
Personalidade controversa, um dos aspectos aliciantes da sua vida foi o facto de ter sido um dos responsáveis pelos acontecimentos que levaram à Implantação da República em 1910, mas, ao mesmo tempo, ter participado nas conspirações para derrubar a mesma República, integrando o triunvirato que provocou o golpe de 28 de Maio de 1926.