quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Cruzeiro da Conceição de Faro – Conservação e restauro
No âmbito da política de conservação e restauro do Município de Faro, durante os meses de Junho e Julho de 2010 decorreu o tratamento de conservação e restauro do Cruzeiro da Conceição de Faro, datado do séc. XVI.
O pároco da freguesia, que alertou os serviços da C.M.F. para o mau estado de conservação desta peça escultórica, não queria sair da sua paróquia sem ver realizada a promessa que fez à população: a conservação e restauro do cruzeiro. Com o intuito de dignificar este compromisso, a Câmara através da equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, preparou a intervenção para estar concluída antes de Setembro, data da sua transferência.
A peça escultórica foi alvo de desinfestação, limpeza via húmida e mecânica, tratamento de elementos metálicos, colagens, reconstituição volumétrica, tratamento de juntas de união e aplicação de produto desinfestante com carácter preventivo.
As pernas do Cristo, sensivelmente no final dos anos 90 do séc. XX, foram mutiladas, facto que causou grande perturbação junto dos crentes. Nesse sentido, as pernas também serão reconstituídas em pedra, após consenso, entre os técnicos da autarquia e o pároco, ficando deste modo a imagem completa.
O património escultórico da cidade de Faro é uma das preocupações da autarquia. Nesse sentido iniciou-se, através equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, um processo de limpeza e conservação da estatuária da cidade.
No passado mês de Junho o busto de João de Deus, localizado no Jardim Manuel Bívar, foi alvo de limpeza e desinfestação do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas.
No dia 17 de Agosto, iniciaram os trabalhos de conservação da estátua do Bispo D. Francisco Gomes do Avelar, sita no Largo da Sé, cuja intervenção incidirá na limpeza via húmida e química do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas, preenchimento e tratamento de juntas e fissuras. A conclusão dos trabalhos está prevista para início do mês de Setembro.
O tratamento de conservação e restauro do monumento ao pintor Lyster Franco, sito na praceta com o mesmo nome, será iniciado em seguida.