quarta-feira, 1 de setembro de 2010
ALBUFEIRA HOMENAGEIA BEATO VICENTE
Festejos religiosos, de 3 a 5 de Setembro
A Festa de Beato Vicente de Albufeira regressa ao concelho, de 3 a 5 de Setembro. O Beato é relembrado, todos os anos, numa celebração de carácter religioso, em tributo à sua obra evangelizadora por terras orientais.
De 3 a 5 de Setembro, a cidade mergulha num programa religioso que presta homenagem a Beato Vicente, numa iniciativa da Paróquia de Albufeira com a colaboração da Câmara Municipal.
O Museu de Arte Sacra abre as portas (das 10h30 às 16h30 e das 20h00 às 24h00) da exposição sobre a vida e obra missionária do Beato, em Nagasaki.
No dia 3, pelas 18h00, a Igreja Matriz acolhe uma Missa Festiva e no dia 5, à mesma hora, será palco de uma Missa Solene, seguida da tradicional procissão pelas ruas da cidade que junta dezenas de populares. No decurso da procissão, os jovens e crianças da catequese paroquial irão realizar uma representação teatral no Largo de São Sebastião, em frente da Ermida, a evocar a vida do mártir. Os festejos encerram com uma sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.
Recorde-se que Beato Vicente foi vítima de perseguição e morte, em Nagasaki, no século XVII. A sua fé levou-o a peregrinar pelo Oriente, mais precisamente pelo Japão. Ao que reza a lenda, faleceu erguendo um crucifixo, imagem representada na Estátua em sua homenagem, situada no Largo Jacinto de Ayet, em Albufeira.
Este ano, a Festa do Beato Vicente e as Festas do Pescador irão decorrer na mesma data. O programa de animação será, assim, comum a ambos os eventos.