quinta-feira, 30 de setembro de 2010

«DIA MUNDIAL DA MÚSICA» - 01 DE OUTUBRO



Muito antes de os homens organizarem os sons, os sons organizaram os homens», pensamento que se adapta em pleno à comemoração do «Dia Mundial da Música», a acontecer no dia 1 de Outubro.
Como referia o filósofo Platão, milénios antes de qualquer técnica de marketing ou de investigação músico terapêutica - «A Música penetra mais fundo na alma humana».
Muitos são os momentos em que Humanidade se funde num solidário momento poético ao escutar um trecho musical, atitude que define bem da universalidade deste «Dia Mundial da Música».
Nesta data quero saudar todos os que no Algarve estão ligados, nas mais variadas vertentes (profissional, afectiva, dedicação, etc), à Musica e expressar-lhes o meu muito e elevado apreço.
As Orquestras, com uma relevância própria para a conceituada «Orquestra do Algarve», ex-libris da nossa Região, os Conservatórios, os intérpretes e maestros, os dirigentes, as bandas filarmónicas, os conjuntos musicais, os agrupamentos etnofolclóricos, a população anónima que, na plena vivência de uma cidadania assumida, a todos os que se prendem à «Arte dos Sons», os saúdo neste «Dia Mundial da Música».
Presto o tributo da saudosa homenagem a todos os músicos já falecidos na recordação dessa algarvia, que foi figura do mais destacado relevo na música portuguesa e por essa Europa, a insigne pianista Louletana Maria Campina.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES