sábado, 11 de setembro de 2010
Albufeira: AUTARQUIA INAUGURA EB1 E JI DE VALE PEDRAS
Equipamento escolar representa investimento de 3 milhões de euros
Após um ano em funcionamento, a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Vale Pedras foi inaugurada pelo Município, durante a manhã de ontem, na presença da comunidade docente, Direcção Regional de Educação e executivo. Trata-se do maior investimento realizado pela autarquia na construção de um equipamento escolar.
Com a aproximação do início do ano lectivo, a Câmara Municipal de Albufeira decidiu inaugurar a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância de Vale Pedras, durante a manhã de hoje. A cerimónia contou com a presença do Director Regional de Educação do Algarve, Luís da Silva Correia, do Presidente da Câmara, Desidério Silva, Vereadores e grande parte da comunidade docente do concelho.
Implementado numa área de construção de 3.670 metros quadrados, o equipamento é composto por 12 salas de aula do 1.º ciclo, 4 salas de actividades para o pré-escolar, sala de professores, 2 salas polivalentes, biblioteca e sala de informática, auditório com 145 lugares, e um espaço polivalente exterior.
Trata-se do maior investimento feito até à data pelo Município em matéria de estabelecimentos de ensino, rondando os 3 milhões de euros. “Ao longo dos últimos 8 anos, temos vindo a investir fortemente na Educação. Orgulhamo-nos de proporcionar as melhores condições de trabalho e de ensino à comunidade escolar do concelho”, salientou Desidério Silva.
O Vice-presidente da autarquia, José Carlos Rolo, relembrou que “esta é a quarta escola que construímos de raiz, a par com a ampliação de 15 escolas, construção de 14 bibliotecas escolares e colocação de quadros interactivos nas 137 salas de aula do 1.º Ciclo e Pré-escolar”. O autarca realçou ainda que o Município tem investido em matéria de alimentação e transportes escolares, campos de férias, incentivos à escrita e elaboração de livros, promoção de visitas de estudo, rastreios de audição e de visão, entre outras acções.
Enquanto “Cidade Educadora”, Albufeira mereceu os elogios do Director Regional da Educação, que destacou o facto do concelho ter vindo a responder de forma “extremamente positiva aos desafios da educação”. Segundo Luís da Silva Correia, “as escolas de Albufeira têm condições ímpares a nível mundial”.
Refira-se que com a construção deste equipamento, Albufeira passa a poder acolher mais 388 alunos (288 do 1.º ciclo e 100 do pré-escolar). Na freguesia da Guia, a Escola Básica Integrada em execução vem também dar resposta às necessidades do concelho, com capacidade para 450 alunos.