segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festa de Alcoutim, do nascer ao nascer do sol





A Festa de Alcoutim está de volta, a encerrar as grandes animações de Verão. De 8 a 12 de Setembro, a vila de Alcoutim transforma-se para esta festa, que comemora este ano o seu 59º aniversário.

Com cinco dias temáticos – Dia da Criança, Dia do Idoso, Dia do Município, Dia de Espanha e Dia da Juventude (respectivamente, de Quarta a Domingo) – a festa de Alcoutim procura encontrar-se com todas as idades e apresenta actividades e animação para todos os gostos. Este ano, serão cabeças de cartaz, de 8 a 12 de Setembro respectivamente, o grupo “Plim Bandalim Plim Plim”, o espectáculo musical “Cantigas da Rua”, com apresentação de Carlos Malato, “Arte&Música e Big Band”, “Martirio” e “Makongo”.

À semelhança do ano anterior, o baile à antiga, pelas 22.00h, abre a animação nocturna nas três últimas noites de festa.

Além dos concertos, a festa de Alcoutim oferece ainda muita gastronomia, com a III Feira de Sabores (10, 11 e 12 de Setembro), animação de rua e animação infantil, jogos tradicionais, actividades desportivas e discoteca. A promessa é festa do nascer ao nascer do sol.

O feriado municipal, 10 de Setembro, será marcado pelas Comemorações do Centenário da República. O Município de Alcoutim irá homenagear todos os militares alcoutenejos que combateram na Guerra Colonial (1961 – 1974) e na I Guerra Mundial (1914 – 1918), honrando os que perderam a vida em defesa da Pátria.


A praia fluvial do Pego Fundo, o Castelo de Alcoutim, o Cais e o Rio Guadiana serão novamente os palcos da festa, que completa nesta edição 59 anos de história.

Os lucros da festa revertem a favor da construção do Lar dos Balurcos, entregue à Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos.