quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tavira: Beneficiação da Rede Viária


Realiza-se hoje, dia 28 de Julho, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura pública dos autos de consignação das empreitadas de pavimentação do caminho existente entre as povoações de Alcaria Fria e Alcaria do Cume, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, bem como de beneficiação da EM 515 entre Tavira e Santa Luzia, nas freguesias de Santiago e Santa Luzia.

Caminho entre a Alcaria Fria e Alcaria do Cume
A intervenção a realizar, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, será adjudicada a José de Sousa Barra & Filhos, Lda., pelo valor de €692.716,94.

O caminho existente, em terra batida, não permite uma circulação segura, nem a fluidez do tráfego. Para além da pavimentação da via, a obra contempla o seu alargamento e a introdução da rede de drenagem de águas pluviais. A estrada terá uma extensão de cerca de cinco quilómetros e uma largura de aproximadamente seis metros. Esta inicia-se no próximo mês de Agosto e estima-se que esteja concluída em Maio de 2011.

A empreitada insere-se num conjunto de caminhos que a Câmara Municipal de Tavira pretende pavimentar no sentido de melhorar as acessibilidades no concelho, fechando um importante eixo viário iniciado há cerca de vinte anos.

Beneficiação da EM 515 entre Tavira e Santa Luzia
A obra de requalificação da Estrada de Santa Luzia será adjudicada a José de Sousa Barra & Filhos, Lda., pelo montante de €646.904,93.

Com uma extensão de 2.500m, prevê-se que esta intervenção se inicie em Agosto e esteja concluída em Maio do próximo ano.

A empreitada surge no enquadramento da requalificação da marginal de Santa Luzia e pretende dar resposta a uma série de premissas de ordem prática e funcional, designadamente, pavimentação e alargamento da ligação entre Tavira e Santa Luzia, faixa de circulação estritamente pedonal, ciclovia, criação de 23 lugares de estacionamento, espaços verdes, mobiliário urbano, iluminação pública e rede de drenagem de águas pluviais.