quarta-feira, 28 de julho de 2010

AL-BUHERA CONQUISTA PÚBLICO






Edição deste ano bateu recorde de visitas
Chegou ao fim mais uma edição do Al-Buhera. O Festival que, todos os anos, traz a Albufeira diferentes culturas e formas de arte foi novamente um sucesso. A originalidade dos “Deolinda”, a irreverência de “Macaco”, o ritmo de “Bonga” e as boas vibrações dos “The Original Wailers” surpreenderam os milhares de espectadores que diariamente se deslocaram ao Centro Antigo da cidade. Para terminar, a Banda Alhada recordou a tradição.
Cinco dias de Festival, cinco noites de cultura e muita animação. Depois das fantásticas actuações dos “Deolinda”, “Macaco”, “Bonga” e “The Original Wailers”, o Al-Buhera despediu-se do público com a “Banda Alhada”. Treze músicos em palco cantaram os temas tradicionais do nosso país ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta, viola clássica, cavaquinho, acordeões, bandolim, entre muitos outros instrumentos.

Mas se o encerramento do Festival aconteceu em ambiente de festa, os dias anteriores não lhe ficaram atrás. Música de diferentes países e culturas fez-se ouvir pelo Centro Antigo, onde artistas de rua exibiram performances para todas as idades e os artesãos locais divulgaram a sua arte, expressa nas mais variadas formas. “The Original Wailers” foi a banda que mais público juntou na Praça dos Pescadores, transformando o espaço numa verdadeira pista de dança, onde o reggae foi rei.

O Al-Buhera chegou assim ao fim, mas promete regressar para mais uma edição. “Este Festival continua a ser uma aposta ganha, comprovado pelo número de pessoas que por aqui passaram ao longo deste cinco dias. Artistas de referência e uma feira de artesanato diversificada tornam o Al-Buhera numa iniciativa singular e cada vez mais procurada”, destaca Desidério Silva, Presidente da Autarquia.