quinta-feira, 29 de abril de 2010

LOULÉ RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE BAIRRO OPERÁRIO DO INÍCIO DO SÉCULO XX


”O Bairro Operário de São Francisco, 1870-1900” é o tema da conferência apresentada por João Simões, no próximo dia 8 de Maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé.

Na década de 1870, o executivo municipal pretendia a transformação urbana de Loulé, retirando-lhe o aspecto de vila rural com ruas apertadas e casas térreas, para a aproximar de um ideal de cidade europeia, com prédios de arquitectura revivalista, vias urbanas largas e desafogadas, e equipamentos destinados à elite. Propôs-se a demolição de várias parcelas do tecido urbano para rasgar largas avenidas, ideia que marcou para o futuro a imagem de Loulé.

Porém, em 1875, o Algarve foi afligido por uma forte crise alimentícia, levando a que muitas pessoas saíssem do campo em direcção à vila para aí encontrar sustento. A Câmara Municipal e o Governo vão avançar com obras públicas para dar trabalho a estas pessoas, avançando com uma nova rede rodoviária e com a conclusão dos caminhos-de-ferro. Outros indivíduos vão aproveitar esta mão-de-obra excedente e empregá-la nas suas fábricas de tratamento de frutos secos. Para melhorar as suas condições de vida vão criar um bairro operário, o Bairro de São Francisco, que foi a primeira alteração à imagem da Loulé medieval.

Esta será a temática de mais uma conferência integra no programa de actividades do Arquivo. A entrada é livre.