quinta-feira, 29 de abril de 2010

Expomar - Olhão: a grande feira da náutica de recreio




Abriu ontem ao público mais uma edição da EXPOMAR – Feira do Mar e das Actividades Náuticas. Nesta 7ª edição, que decorre até 2 de Maio, os últimos modelos de embarcações de recreio estão ao dispor do público em Olhão, assim como serão discutidas as últimas novidades em termos de investigação científica e pode ser conhecido o Veículo de Observação Remota (ROV) para investigar o fundo do mar.
Aliás, o mar e a Ria Formosa são o cerne deste evento que, de ano para ano, granjeia mais adeptos, onde as embarcações – só as de maior porte são cerca de uma centena, sem contar com motos de água, jet-ski e outros – e a investigação científica estão em evidência. Na parte da investigação, a organização conta com participações de peso como o IPIMAR ou a Universidade do Algarve, entre outros.
Ontem, no dia da abertura, o edil Francisco Leal referiu isso mesmo: “É muito importante a componente das embarcações de recreio, com cada vez mais presenças neste evento, de ano para ano; igualmente a investigação científica é uma das marcas desta feira. Este ano, temos mais uma novidade: o ROV, que permite investigar o fundo do mar e é o único equipamento do género em Portugal”. Francisco Leal destaca fervorosamente a náutica de recreio nesta feira: “Temos muitos barcos na feira; numa altura em que se fala em dificuldades, ter conseguido trazer tantas embarcações é um grande feito. Queríamos trazer muitos barcos à Expomar e conseguimos. Porque queremos transformar esta numa grande feira nacional. Penso que estamos em condições de no próximo ano, na oitava edição, considerar a Expomar como a grande feira nacional da náutica de recreio”.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, acompanhado na inauguração pelo presidente do Turismo do Algarve, director regional de Agricultura e delegado do IPTM, entre outras entidades, aproveitou também para anunciar a vinda do Observatório de Aquicultura para Olhão. “Fiquei muito satisfeito por o Governo ter decidido instalar em Olhão o Observatório de Aquicultura, reconhecendo o trabalho que tem sido feito pelo município e também que esta zona é estruturante em termos de aquicultura, da pesca, temos toda esta actividade ligada ao mar”. Para Francisco Leal a vinda de mais esta infra-estrutura para Olhão, que deverá começar a laborar dentro de pouco mais de um mês, “vem corresponder à estratégia que há alguns anos definimos para Olhão, quando começámos por criar algumas estruturas na própria câmara para desenvolvermos actividades ligadas ao mar”.
O novo Observatório de Aquicultura deverá ficar instalado num espaço da Direcção Geral das Pescas, mas a Autarquia também poderá disponibilizar um local para a sua instalação, se for caso disso, garantiu o edil.
Já hoje, no Auditório da Expomar, às 15h00, discute-se “O Património Marítimo e Terrestre, Propostas de Valorização e Estudos Recentes”. Amanhã, sexta-feira, à mesma hora, “A Biodiversidade e os Ecossistemas Marinhos” estarão em destaque. Este segundo seminário contará, na sessão de encerramento com as presenças do director geral das Pescas e Aquicultura, José Apolinário, do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, da Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes e do presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal.
Até domingo realizam-se igualmente campanhas de sensibilização ambiental, demonstrações de cães de água ou passeios de kayak na Ria Formosa.