quarta-feira, 28 de abril de 2010

EXPOMAR volta a Olhão para divulgar o mar, a Ria Formosa e as actividades náuticas

A PARTIR DE HOJE, ATÉ DOMINGO, NO JARDIM PESCADOR OLHANENSE



A 7ª Feira do Mar e das Actividades Náuticas – EXPOMAR –, que já é uma referência a nível nacional, decorre este ano entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio no Jardim Pescador Olhanense, nesta cidade. A partir de quarta-feira e até domingo, muitas serão as atracções à disposição dos visitantes.
Um dos pontos de interesse desta 7ª edição da EXPOMAR, cuja abertura oficial acontece às 18h00 de 28 de Abril, será a exposição do equipamento ROV para explorar os fundos oceânicos, adquirido recentemente por Portugal, que será apresentado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, uma das instituições presentes, assim como a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Direcção Geral das Pescas, associações do sector, IPIMAR ou Universidade do Algarve, entre muitas outras.
Se os amantes das embarcações de recreio podem apreciar os mais recentes modelos expostos na feira, também quem pratica campismo e caravanismo não ficará desiludido, num espaço com cerca de 14 mil metros quadrados e que também apresenta temas ligados à pesca e aquacultura ou artigos de desporto, para além dos necessários e já habituais colóquios e exposições.
Subordinada ao tema “A Biodiversidade e os Ecossistemas Marinhos”, a Feira acolhe, no seu Auditório, vários encontros técnicos. No dia 29 de Abril, às 15h00, decorre o debate sobre “O Património Marítimo e Terrestre – propostas de valorização e estudos recentes”, que será moderado por Dália Paula, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e contará com os oradores Francisco Alves (director do Departamento de Arqueologia Náutica e Subaquática), Paulo Monteiro (mestrando da Universidade Nova de Lisboa) e Rui Parreira (direcção regional de Cultura do Algarve).
A 30 de Abril (15h00), realiza-se o seminário “A Pesca e a Gestão da Biodiversidade Marinha”. Carlos Costa Monteiro, do IPIMAR, será o moderador e falar-se-á do Livro Verde – reforma da política comum de pescas, do papel das organizações de produtores na sustentabilidade económica e ambiental das pescarias (Humberto Jorge, ANOPCERCO), da certificação da pescaria de sardinha portuguesa – factor de competitividade e sustentabilidade (representante de uma cadeia de distribuição e Yorgos Stratoudakis, IPIMAR) ou do Projecto Corvina (Pedro Pousão, IPIMAR).
A sessão de encerramento contará com a presença do secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das Pescas, Luís Medeiros Vieira, da governadora civil de Faro Isilda Gomes, do presidente da Câmara de Olhão Francisco Leal e do Reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro.
Durante os cinco dias de feira, que contará com cerca de quatro dezenas de expositores, haverá muitas outras iniciativas, como uma exposição de meios e actividades da Marinha, actividades escutistas, demonstrações do cão de água (1 e 2 Maio, 16h00), passeios de kayak na Ria Formosa (1 e 2 Maio, das 15h00 às 18h00) ou campanhas de sensibilização ambiental. Por exemplo, no dia 29 de Abril, entre as 09h30 e as 13h00, realiza-se uma Limpeza de Praia, na Ilha da Armona; o ponto de encontro é o Cais T-Olhão, às 09h30 e no dia 1 de Maio à mesma hora a limpeza será na Ilha da Fuseta (ponto de encontro no cais de embarque na Fuseta às 09h00).

Horário da Feira:
28 Abril – 16h00 às 22h30
29 Abril – 15h00 às 23h00
30 Abril – 15h00 às 23h00
1 Maio – 11h00 às 23h00
2 Maio – 11h00 às 21h00