quinta-feira, 18 de março de 2010

ZOO DE LAGOS TAMBÉM É ESCOLA



O Departamento de Educação do Zoo de Lagos, Zoosphera, apresenta este ano uma série de actividades lúdicas e pedagógicas, a pensar nas crianças, educadores e escolas.

Com a missão de aumentar o conhecimento e valorização da Natureza, o parque oferece aos professores e educadores programas escolares que incluem visitas guiadas – “Experiências de Descoberta”, ateliers e jogos interactivos direccionados aos diversos grupos etários de alunos.

Às crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico o Zoo de Lagos promete experiências e sensações únicas, através de actividades com ou sem acompanhamento. O mistério do “Caso do Desaparecido” e “Cabeludos, Escamados, Nuinhos” são exemplos de jogos que permitem explorar, em contacto directo, os regimes alimentares e os revestimentos corporais de diferentes animais. Na “Hora da paparoca”, os alunos podem alimentar os animais domésticos da quintinha do Zoo.

Além das actividades acompanhadas, os alunos podem, igualmente, durante a semana desfrutar de momentos livres e de autonomia aquando da visualização de filmes e realização de desenhos e passatempos (na Sala Multiusos do Parque), observação da alimentação dos corvos marinhos e pelicanos às 11h30 e 15h00 e observação da alimentação dos primatas às 15h00.

Para os alunos do 3ºciclo do ensino básico e secundário, as visitas guiadas são acompanhadas de actividades que alertam e educam os jovens para as questões de conservação de espécies ameaçadas. “Um Mundo sem Anfíbios” e “Espécies em Perigo” são alguns dos temas a retratar, durante 60 minutos cada, e que marcam a visita ao zoo.

Também o Zoo vai à Escola(inha), personificado por um técnico especializado da Zoosphera que, adequando os temas aos diferentes grupos etários, interage com os alunos através de actividades práticas.

Os Programas Educativos ocorrem de 2ª a 6ª feira, cada actividade tem a duração de 60 minutos e uma capacidade máxima para 30 alunos. É necessário marcação prévia, efectuada com uma antecedência mínima de 8 dias. Cada actividade com acompanhamento tem um acréscimo monetário ao valor da entrada de cada aluno de €1,00 para a visita guiada e de €2,00 para as restantes actividades com acompanhamento.

Para mais informações contactar o Departamento de Educação do Zoo por telefone – 282680100, fax – 282680109 ou email – geral@zoolagos.com.

http://www.zoolagos.com/entrada.html