quinta-feira, 18 de março de 2010

Europeus apostam num “consumo de qualidade”


O Observador Cetelem analisa este ano o comportamento dos consumidores europeus criando um paralelismo entre antes e pós crise. Este é um estudo que revela que em 2010 a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.
Falar de um “antes da crise” e de um “pós-crise” é estabelecer parâmetros mentais que nos permitem avaliar o nosso comportamento. O Observador Cetelem, fiel à sua filosofia, analisa nesta edição do Barómetro Europeu o comportamento dos consumidores europeus através do estado de espírito do consumidor, das suas intenções de consumo e das estratégias para optimizar o seu orçamento, cada vez mais apertado.
Apesar da profunda crise vivida em 2009, o consumo das famílias resistiu melhor do que o previsto e o Observador Cetelem revela que, para 2010, a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.
Esta é uma análise que não se resume à recolha de testemunhos dos consumidores Europeus. Existem tendências estruturais, claramente identificadas. As esperadas alterações demográficas, que têm como consequência o aumento da importância da “terceira idade” começam a fazer-se notar. A evolução das despesas, nomeadamente as relacionadas com a saúde, ocuparão um lugar que tende a destacar-se devido ao envelhecimento da população. Sem risco de erro, poderíamos colocar nesta categoria a circulação de consumidores que parecem ter integrado de forma duradoura a necessidade de conjugar aspectos como bem-estar e comportamento cívico, qualidade e ecologia.
Em contrapartida, dever-se-á considerar estrutural o desenvolvimento do comércio justo ou os consumidores europeus continuarão a alimentar um egocentrismo desmedido? O mercado de usados, na compra e, sobretudo na venda, para qualquer tipo de bens e não apenas o automóvel, terá pela frente a sua idade de ouro? A distribuição deverá ter uma atitude reactiva? Como deverá o mercado enfrentar esses novos comportamentos de consumo? São estas algumas das questões que o Observador Cetelem procura analisar nesta edição de 2010, a fim de melhor compreender um domínio económico: o do consumo, principal motor de desenvolvimento das economias europeias.