quinta-feira, 18 de março de 2010

OITO ESTREIAS DE TEATRO EM ALBUFEIRA



III Festival T – Festival Internacional de Teatro de Albufeira
As Comemorações do Dia Mundial de Teatro em Albufeira motivam Festival que contempla 13 espectáculos, 8 dos quais são estreias nacionais.

De 21 a 28 de Março, o Auditório Municipal volta a abrir as portas à Festa do Teatro. Trata-se do III Festival T – Festival Internacional de Teatro de Albufeira, que celebra as Comemorações do Dia Mundial de Teatro com um vasto programa para todas as idades e gostos teatrais, tocando os mais diversos géneros da arte de representação, num total de 13 espectáculos.

Ao longo de 10 dias, o município de Albufeira acolhe 8 estreias nacionais: O Gato das Botas, de Charles Perrault, pela Cia. Teatro Contemporâneo (Domingo, 21, Quinta-feira, 25 e Sexta-feira, 26, sempre às 11h00) Respeitinho, que sou tua mãe, baseado na obra de Hernan Casciari, pelo Grupo de Teatro Renascente (Domingo, 21, 16h00), Attempt!, uma produção independente de Amândio Cardoso, vindo de Budapeste (Terça-feira, 23, 21h30, só para maiores de 18 anos), As Vedetas, de Lucien Lambert, pelo Grupo Teatro XXI (Quarta-feira, 24, 21h30), Óscar e Salomé, Óscar Wilde e Luísa Monteiro, numa co-produção da Cia. Teatro Contemporâneo com Didji – Teatro Laboratório (Quinta-feira, 25, 21h30), O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, pelo Grupo Guizos (Sexta-feira, 26, 21h30), A casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, pela Cia. Teatro Contemporâneo em co-produção com Didji – Teatro Laboratório (Sábado, 27, Dia Mundial do Teatro), O Patinho Feio, pela Cia. Magia e Fantasia, vai animar as crianças dos jardins-de-infância no Domingo, 28, às 11h00 e Autinho da Barca do Inferno, baseado na obra de Gil Vicente, pelo TALB – Teatro Primitivo (Domingo, 28, 16h00).

Outros espectáculos marcarão presença nesta semana dedicada ao teatro, como é o caso de Frei Luís de Sousa (Almeida Garrett) e Memorial do Convento (José Saramago), ambos pelo Grupo Casa dos Afectos (Terça-feira, 23, às 11h00 e 15h00, respectivamente, para alunos da Escola Secundária de Albufeira).

A par dos espectáculos, haverá também uma oficina de trabalho para actores. É o caso do workshop de Iniciação às Danças Tradicionais japonesas, pela professora Akémi Guerri.

O Festival T é organizado pela Companhia de Teatro Contemporâneo, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. As entradas são gratuitas.