terça-feira, 23 de março de 2010

Olhão ajudou a Limpar Portugal



recolhendo 30 toneladas de lixo

Olhão foi um dos concelhos que ajudou a “Limpar Portugal” no passado dia 20 de Março. Cerca de 400 voluntários aderiram ao projecto e percorreram dezenas de locais do concelho, recolhendo 30 toneladas de lixo.

Os cerca de 400 voluntários olhanenses chegaram bem cedo aos locais previamente definidos para começar a tarefa desse dia: limpar Olhão; e nem o tempo nublado e alguma chuva os demoveu da tarefa.
Locais como a Zona Ribeirinha ou a Praia dos Tesos (Fuseta), a Mata do Pavilhão Municipal (Pechão), a zona junto ao Porto de Recreio, o Porto de Pesca, o Circuito de Manutenção do Parque Natural da Ria Formosa (Olhão), o acesso à A22 e as bermas da EN125 (Quelfes) ou algumas estradas municipais (Moncarapacho) foram ‘invadidas’ por voluntários que, durante todo o dia, recolheram toneladas de resíduos.

Olhão ficou mesmo mais limpo e a prová-lo estão as cerca de 30 toneladas de lixo recolhido, entre o qual se encontrava muito plástico, vidro, cartão, pneus e monos. Da união e da solidariedade fez-se a diferença e, durante este dia, os olhanenses trabalharam em prol de um objectivo comum: tornar a sua terra mais bonita. Apesar do cansaço, sentiam-se satisfeitos, sobretudo pela acção de sensibilização em que participaram. “O balanço é muito positivo, apesar do mau tempo, as pessoas aderiram”, disse Soraia Fitas, uma das coordenadoras do grupo de Olhão.

Em paralelo, e durante a semana anterior, de 15 a 19 de Março, realizou-se iniciativa semelhante junto das escolas de Olhão, envolvendo cerca de 800 crianças que, sobretudo nas imediações das suas escolas, puseram mãos à obra e recolheram o lixo existente: “Foi uma forma de envolver as escolas, que adoraram participar na iniciativa, que julgo ter sido pioneira pelo menos no Algarve”, frisou Soraia Fitas. Aquela responsável destacou ainda o apoio dado pela Câmara Municipal de Olhão, sem o qual “não teríamos conseguido levar a actividade para o terreno. Desde a impressão de cartazes e material publicitário, até as viaturas para transporte de voluntários e lixo, toda a ajuda foi dada”, enalteceu Soraia Fitas.

Ao ter aderido ao projecto "Limpar Portugal", a Câmara Municipal de Olhão, para além de prestar todo o apoio à iniciativa deste grupo de cidadãos conscientes dos actuais problemas relacionados com o lixo acumulado em determinados espaços verdes e zonas protegidas do concelho, pretendeu igualmente sensibilizar todos os utentes destes espaços para uma melhor utilização da natureza e dos ecossistemas, com o intuito da sua preservação.