quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Associação “O PONTÃO” Comemorou 11º aniversário
Fundada em 27 de Outubro de 2000, a Associação “O Pontão” para comemorar o 11º Aniversário organizou um jantar para os sócios e familiares e teve como convidados, José Otília Baia, Presidente da Assembleia Municipal, o Vereador, José Manuel Guerreiro, em representação da Câmara Municipal, José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição e Abílio Lopes, Presidente do Rotary Clube de Tavira.
José Mateus, Presidente da Direcção informou que a instituição já tem trezentos e trinta sócios “o que é bom. É sinal que está em desenvolvimento e também que as pessoas confiam em nós, o que aumenta a responsabilidade sobre o objectivo a que se propôs.
A obra está parada, mas vamos procurando resolver a situação. Não queremos deixar a obra como está. A obra em termos de construção está finalizada. Falta fechar o edifício. Montar os alumínios que já estão prontos. As carpintarias também já estão prontas e depois os arranjos exteriores.
A direcção tem cada vez mais trabalhos e dificuldades pela frente. Há sempre quem reconheça o nosso trabalho e nos procure ajudar. A Drª. Margarida Flores, no dia 19 de Agosto, pelo seu aniversário que comemorou com um jantar na Ilha de Cabanas, abdicou de todo o valor das prendas oferecidas pelos convidados e entregou ao Pontão quase dois mil euros”.
José Vitorino, referiu que a direcção estava empenhada na concretização do projecto. “Não tenham dúvidas de que esta direcção trabalha para isso, todos os dias. Pela minha parte, a Associação com 330 sócios pagantes, é a maior instituição do concelho de Tavira. A Junta de Freguesia continuará a apoiar como o tem feito até aqui. Espero que aquela obra seja uma realidade no próximo ano. Estamos empenhados nisso para que a Conceição de Tavira venha a ter o seu Centro de Dia. As coisas não estão fáceis, mas não vamos viver da crise para a frente e para trás. A Câmara Municipal também irá honrar os seus compromissos e ai está o Sr. Vereador e Presidente da Assembleia Municipal. A presença dos sócios é importante, para dar mais força à direcção. Estamos numa freguesia que queremos que seja uma referência a nível do concelho. Todas as colectividades do concelho são importantes, mas o Pontão, pelo fim a que se destina é a grande obra, uma obra de um milhão de euros que a Junta de Freguesia continuará a apoiar. Vamos todos empenhar-nos para que em 2012 aquelas portas já se encontrem abertas”.
Abílio Lopes, “Quero dar os parabéns ao Pontão pela ousadia da obra que estão a levar a efeito. Não tem sido fácil. São as coisas mais difíceis que no fundo nos dão mais prazer quando as conseguimos realizar. Já foi dito aqui que o Rotary Clube de Tavira reconhecendo o mérito desta instituição, resolveu atribuir ao Pontão todo o apuro da Gala de Solidariedade que fizemos, em Julho, no Convento da Graça. Posso dizer-vos em primeira-mão que já fechamos as contas e temos um cheque de três mil euros que iremos entregar no mês de Novembro.
Quero deixar um desejo que tenho a certeza que para o ano ou no mais curto espaço de tempo, este aniversário seja realizado nas novas instalações”.
José Otilio Baía, começou por dizer que o Pontão é uma Associação simpática. Com muitos sócios e amigos e com objectivos muito importantes. “São onze anos. Ainda é uma criança. Na pessoa do José Mateus quero cumprimentar a direcção, todos os sócios e amigos. Não vale a pena continuar a falar de crise. Todos sentimos isso. Estou convencido que com a força desta direcção os objectivos serão cumpridos no mais curto espaço de tempo”.
José Manuel Guerreiro, depois dos cumprimentos, referiu que o Presidente da Junta de Freguesia “está muito atento a esta situação. Será um brinde para ele e para as pessoas do concelho de Tavira quando conseguirem a conclusão e inauguração deste equipamento. Quando vermos os jovens e menos jovens lá instalados. Ao Presidente do Rotary Clube de Tavira, assim todas as associações no concelho de Tavira fizessem o mesmo. O Rotary, além de outras actividades, todos os anos escolhe uma associação para entregar a receita de uma Gala e se calhar vou fazer um desafio a outras entidades que porventura lerem. Façam a mesma coisa e se lembrem do Pontão.
A população da Europa, de Portugal e Tavira não foge à regra, está a envelhecer. Tem de se criar condições para que os menos jovens tenham espaço onde sejam bem tratados e possam conviver”.
Geraldo de Jesus