terça-feira, 13 de setembro de 2011
Semana Europeia da Mobilidade em VRSA estende actividades até Espanha e promove comércio local
Vila Real de Santo António adere uma vez mais ao Dia Europeu sem Carros e, à semelhança dos anos anteriores, também à Semana Europeia da Mobilidade. O programa de 2011 tem como lema a mobilidade alternativa, onde a bicicleta e os transportes fluviais estarão em destaque.
As actividades têm início na sexta-feira, dia 16 de Setembro, e incluem a actuação da Tuna Juvenil da Freguesia de Vila Real de Santo António, às 21h00. Uma hora mais tarde, tem lugar a realização de uma marcha-passeio nocturna.
No sábado, dia 17, a iniciativa ultrapassa as fronteiras e chega até Espanha: procurando aliar a utilização dos transportes à promoção do comércio local, a autarquia vilarrealense vai oferecer bilhetes de barco para a travessia Ayamonte – Vila Real de Santo António.
Os ingressos serão disponibilizados aos primeiros 300 passageiros que se apresentarem no cais de Ayamonte e serão acompanhados por um folheto alusivo à iniciativa e outro dedicado à divulgação do comércio de VRSA. Os interessados podem fazer-se acompanhar da bicicleta, sendo o custo extra do bilhete (50 cêntimos) suportado pelo passageiro.
«Na prática, estamos não só a incentivar o uso de formas de mobilidade alternativas ao automóvel, mas também a fazer a promoção turística e comercial de Vila Real de Santo António no outro lado da fronteira», nota José Carlos Barros, vice-presidente da autarquia e responsável pelas pastas do ambiente e da mobilidade.
O incentivo ao comércio local prolonga-se, aliás, entre os dias 18 e 21 de Setembro, durante os quais decorre a campanha «VRSA – Comércio Local: vou a pé fazer as minhas compras».
Neste âmbito, todos os clientes dos estabelecimentos aderentes que façam compras de valor igual ou superior a 30 euros receberão um cupão que dá direito a um brinde.
A programação culmina com as celebrações do Dia Europeu sem Carros, a 22 de Setembro, durante o qual será simbolicamente encerrado ao trânsito automóvel um troço da Avenida da República, entre o Torreão Sul e a bomba de combustível.
Das as 9h00 às 17 horas, será feita a monitorização do ruído naquela artéria, para que possa ser estabelecido um ponto de comparação entre a acústica de um dia com circulação automóvel e um dia sem carros.
Ainda durante o dia 22 haverá animação de rua, insufláveis para os mais novos e pinturas em papel de cenário.
O Dia sem Carros teve a primeira edição a 22 de Setembro de 1998, com a iniciativa francesa «Na cidade, sem o meu carro», depois lançada à escala europeia em 2000. Dois anos mais tarde foi criada a Semana Europeia da Mobilidade, anualmente organizada entre 16 a 22 de Setembro. Em VRSA, o Dia sem Carros é celebrado pela décima vez consecutiva.