quarta-feira, 15 de junho de 2011

O EMPATE NÃO CHEGOU PARA O TÍTULO. FICOU A MÁGOA

ANDEBOL – Nacional da 3ª: Divisão (Fase de subida)
F. C. INFESTA, 27 - CLUBE VELA TAVIRA, 27



Depois do regresso a casa, falamos com o treinador da equipa do Vela, Professor, Hélder Leal. “Lamentamos e pedimos desculpa aos tavirenses, aos algarvios, aos adeptos e especialmente às gentes do Sul porque não conseguimos ir ao Norte ganhar o título”.
- Como decorreu o jogo? O que faltou para a vitória e o título?
- Queria fazer um alerta às gentes do desporto porque cada vez mais o poder do Norte está a implantar-se no nosso País. Fomos jogar a Infesta com uma dupla de árbitros de Braga e jogamos sempre a subir. Quando se joga assim, temos de jogar na alta montanha e mesmo depois de ganhar o prémio da montanha, os outros jogam a descer. É muito complicado obter resultados positivos. Sentimos isso na pele durante todo o jogo. Sentimos isso quando estivemos a ganhar por três bolas e podíamos ter passado para 4/5 e não foi possível.
Sentimos também na parte final do jogo - a mesa eram dirigentes do clube da casa - que faziam entrar jogadores excluídos, antes do tempo e na parte final os árbitros tiveram de actuar porque pela primeira vez na minha vida um jogo não acabou com o som do cronómetro. Acabou com os árbitros a terem de dar mais tempo de jogo porque com o jogo parado o cronómetro continuava a funcionar. Isso significava que o Vela não tinha tempo para tentar marcar o último golo que seria o da vitória e o título de campeão nacional.
Aquilo que se passou em Infesta foi mau de mais. Bem, em termos das pessoas que ninguém nos agrediu nem insultou. Correu também bem com os nossos adeptos.
O que é um facto é que tudo o que se passou no desenvolvimento do jogo foi muito mau para o desporto, para o andebol nacional, porque acho que a Federação não teve os cuidados necessários para enfrentar um jogo daquela natureza. Em primeiro lugar não nomeou cronometristas isentos, de fora. Em segundo lugar não pôs um delegado ao jogo e em terceiro lugar nomeou uma dupla de árbitros de Braga que é próximo do Porto que já estava lá desde sexta-feira por causa do jogo de descida do campeonato nacional de juniores. Todas estas coisas são muito complicadas no desporto.
Quem trabalha durante um ano inteiro, de forma árdua e as viagens que fazemos é muito complicado perdemos o título a três segundos do fim. Ainda tivemos uma réstia de esperança quando a três segundos do final, com a tal situação dos árbitros a terem de recuar o tempo de jogo e serem eles a finalizar o jogo. Não foi o cronómetro como acontece em toda a parte do mundo. O Vladimir Bolotskikh ainda fez um remate que foi ao bloco e no seguimento, o Palmilha fez um remate espectacular que ainda hoje não sabemos como é que o guarda-redes defendeu.
O título não quis vir para o Algarve. Ficou no Norte. O que é facto é que tudo o que se passou durante o jogo foi mau de mais.
Nós tínhamos dois objectivos. Um, o mais importante, a subida de divisão ao segundo nível, um patamar abaixo da primeira divisão e que o Vela já não conseguia estar à dez anos. O segundo objectivo fugiu e daquela maneira custa muito. Ver os atletas a chorar. No final do jogo quase todos choravam porque mereciam a vitória. Lutaram como uns heróis e foram arredados, dentro do campo o que é mais complicado.
Dou os meus parabéns ao adversário, porque lutou ao longo da época, não falhou nenhum jogo, teve três empates enquanto nós tivemos uma derrota em Samora Correia, talvez por algum excesso de confiança.
Dou os meus parabéns aos atletas. À direcção do clube, aos adeptos, aos sócios porque sempre nos acompanharam durante esta época. Mas o que é um facto é que não conseguimos concretizar o golo, fica-nos essa mágoa.
Pelos comentários, arbitragem irregular

Ficha técnica

Pavilhão Escola Sec. Abel Salazar
Árbitros: César Carvalho e Daniel Freitas
INFESTA: Cesário Pacheco, Emanuel Silva, Pedro Ferreira (6), José Carvalhais (3), Diogo Caldas, André Marinho (5), Tiago Ramos, Ricardo Ramos (6), Nuno Moreira (2), Sérgio Soares, Daniel Silva, Fernando Magalhães (1), Nuno Farelo (2), Abílio Alves (2),
Treinador: Paulo Guimarães
C. VELA: Nuno Vicente, Ângelo Pereira, Saul Assis (4), Vladimir Bolotskikh (9), Duarte Ribeiro (2), Carlos Abraul (3), Luís Palmilha (5). Dinis Livramento, João Palhinha, David Roberto (1), Gueorgui Kovatchky (2), Abel Nunes (1), Cláudio Carmo e Flávio Fernandes
Treinador: Professor, Hélder Leal
Ao intervalo: 13 – 12

Geraldo de Jesus