quarta-feira, 15 de junho de 2011

No Dia do Pescador de Tavira - Cinco “Lobos-do-mar” homenageados

Cerca de trezentas pessoas, participaram no jantar/convívio que se pretende seja de confraternização, entre os homens do mar e as famílias.
Leonardo Diogo, Presidente da Associação de Armadores e Pescadores do Concelho de Tavira (APTAV), deu conta de alguns problemas da classe, entre eles, os apoios de pesca (casinhas) cuja candidatura foi aprovada, prevendo-se o início da construção entre Julho/Agosto, do ano em curso.

Leonardo Diogo
Entrega dos coletes individuais prevista para finais de Julho. Agradeceu o apoio das entidades, entre elas o Capitão do Porto e Tavira, pela sua disponibilidade, sensibilidade social, na resolução de alguns problemas da Associação. Quanto à construção do porto de pesca, “apesar de sabermos que o processo está em marcha, prevendo-se a conclusão durante 2013, apesar de optimistas, aguardamos com enorme expectativa a construção efectiva do mesmo, deixando a interrogação: Será que a obra avança?”.
José Apolinário, Director-Geral das Pescas e Aquicultura, recordou a segurança e formação profissional. “Dos homenageados de hoje, alguns passaram pela Escola de Pesca. Hoje, alguns passam pelo Formar. É muito importante ter uma boa formação profissional, para salvaguarda da vida humana. Por isso, quero sublinhar o trabalho da Associação em conjunto com a Câmara Municipal de Tavira, ao apresentar a candidatura para a existência de coletes de salvação individual. O que estamos a falar não é saber quem tem mais ou menos coragem porque o golpe de mar não é previsto. É uma questão de segurança, bem como respeitar todas as regras de boa conduta no mar, obedecendo às autoridades marítimas. Não se trata da caça à multa. Trata-se de salvar vidas humanas.

José Apolinário
O Porto de Pesca não é ainda uma realidade é verdade. Quero testemunhar o empenho do Sr. Presidente da Câmara, junto das entidades, porque o processo não pode parar, para melhorar as condições de trabalho dos pescadores”.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, enalteceu as qualidades do Presidente da Associação, Leonardo Diogo, “um homem de ideias fortes que muitas vezes vai à Câmara reivindicar os vossos direitos os vossos interesses. Quero cumprimentar todos os homenageados por aquilo que aqui se faz. É uma distinção a uma vida de trabalho que bem merecem.
Jorge Botelho
Porque se falou aqui em desafios para a frente, aos pescadores eu quero dizer que na Câmara há um Presidente que está empenhado nos assuntos da pesca em Tavira e nos assuntos do mar. A única coisa que eu peço, é que os pescadores independentemente das suas opiniões, alinhem numa conversa séria que é defender os interesses da pesca. Respeitemo-nos todos uns aos outros. Nos interesses de termos um porto de pesca que há vinte anos está prometido e não está feito. Confiar na Câmara porque estamos a fazer tudo para defender as vossas condições de trabalho. Com toda a confiança vamos ter o porto de pesca. Ultimamente, têm surgido umas dúvidas. Conseguimos que o concurso fosse para a frente. Que as propostas fossem abertas. Há dinheiro e as propostas estão a ser avaliadas e eu espero ter o processo adjudicado para o porto de pesca no fim do ano avançar. Tavira é uma terra de pescadores. Uma terra virada para o mar”.
Os pescadores homenageados foram:
Joaquim Manuel de Jesus (Santiago), nasceu no dia 3 de Junho de 1940.
Com 13 anos tirou a cédula marítima e iniciou a sua vida no mar na embarcação “Solita", na arte dos alcatruzes, sacada, bem como na pesca da sardinha.

Joaquim Manuel Jesus
Com 20 anos de idade, integrou a Traineira “Flor do Sul Florita”, da Companhia Balsense, onde pescava sardinha, biqueirão e cavala. Em 1969 emigrou para a Alemanha, onde esteve até 1974. Ano em que regressou a Portugal e adquiriu a embarcação “Jesus”, dedicando-se à pesca de redes de estremalho e de amanho.
Em 1975, com 35 anos, foi delegado Sindical da Previdência da Mútua dos Pescadores, função que desempenhou até meados dos anos 80, sendo-lhe reconhecido um elevado espírito defensor e uma voz forte e representativa na comunidade piscatória tavirense.
Algum tempo depois vendeu a embarcação “Jesus” e comprou a “Lozarela”, a qual naufragou na Barra de Tavira durante uma tempestade. Felizmente, todos os tripulantes foram salvos por um nadador-salvador da cidade.
José Liberto Pereira Campos (Luz de Tavira), nasceu no dia 9 de Janeiro de 1956. É natural da freguesia de Santiago e reside no Sitio do Pinheiro na Luz de Tavira.

José Liberto Campos
Iniciou a actividade de pescador em 1976. Em 1978, integra a embarcação “O Cherne” em Marrocos, na pesca do anzol. Neste mesmo ano embarca no “Lila” nos Açores. Entre 1979 e 1984 esteve em Marrocos e Mauritânia. No final de 1984, na embarcação “Irmão Carlos” naufraga no Cabo Bojador, não havendo vitimas. Manteve-se em Marrocos até 1993, ano em que regressa a Portugal e se dedica à restauração.
António José Salvé-Rainha (Santa Luzia), nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1935, nesta vila piscatória. Iniciou a actividade com 12 anos de idade. Aos 26 anos, aventurou-se na dura pesca do bacalhau nos gélidos mares da Gronelândia. Andou nos Doris a pescar o bacalhau à linha, durante dois anos. Regressado dos perigos da pesca do bacalhau, com 28 anos, emigrou para a África do Sul. Residia na Cidade do Cabo e trabalhava num arrastão espanhol na Namíbia. Também andou na pesca de lagosta e sardinha. Três anos depois regressa a Santa Luzia. Aos 36 anos de idade volta a partir, desta vez para Angola, a bordo do arrastão “Praia da Ericeira”. Poucos meses depois regressa a casa.

António José Salvé-Rainha
Em 1969, regressou definitivamente, à sua terra natal. Integra a Comissão de Mordomos da Festa de Santa Luzia, distinção reservada somente aos mestres e donos de embarcação. Após a revolução de 25 de Abril de 1974, altura em que os Comandantes de Porto foram exonerados das Casas dos Pescadores, integrou, por dois anos, uma “Comissão Administrativa” na qualidade de tesoureiro.
Aos 74 anos por força da Lei deixa definitivamente de andar ao mar, lamentando o estado em que a pesca chegou em Portugal.
Rui da Conceição Machado (Cabanas), nasceu em 1938 na cidade de Tavira. Aos 18 anos começou a participar como pescador activo na pesca do atum, fazendo, durante 7 anos, campanhas à Armação da Abóbora. Repartia, nesse período, a sua actividade profissional entre a pesca do atum (de verão, em Cabanas) e a sacada (de inverno, em Tavira). Uma das piores situações que passou, quando, no mês de Janeiro, em pleno mar de Espanha, caiu à água com roupa de oleado e botas calçadas, valendo-lhe o facto de ser um excelente nadador, o que lhe permitiu, rapidamente, alcançar a embarcação.
Rui da Conceição Machado
Nos dias de hoje, o Rui, por força das circunstâncias, já não pode ser o homem animado e bem-disposto de outrora. Conta agora 73 anos de idade e vai dividindo o seu tempo entre pequenos passeios, acompanhado pela sua mulher, e conversando com uns amigos. Esta é a melhor forma de lidar com a vida que nesta fase lhe foi madrasta.
Belarmino António dos Santos Viegas (Santa Maria), nasceu no dia 12 de Maio de 1938, em Santa Luzia. Com três meses de idade foi viver para Ayamonte com os seus pais, onde permaneceu durante 12 anos.

Belarmino Santos Viegas
De Tavira partiu aos 18 anos para tentar a sua sorte em Kenitra, Marrocos, onde permaneceu cerca de quatro “longos” meses, tendo como habitação apenas o barco, onde comiam, dormiam e trabalhavam.
Possuiu várias embarcações de pesca e durante 25 anos foi sócio-gerente de uma empresa de transportes fluviais
Em 1996, depois de ter enfrentado muitas tempestades e bonanças, anos de luta no mar e em terra, Belarmino deixa o mar. Foi no mar que se realizou. Foi no mar que se notabilizou. Foi no mar que ganhou o sustento da sua família. É com a pesca e com os pescadores que se identifica. É das suas histórias como pescador que gosta de recordar e falar.
Miguel Drago e Virgilio Lança
Cinco homens, cinco histórias de vida, que ainda deixam muito por contar. A autarquia reconhece e valoriza a dedicação ao mar, não só destes pescadores, como de todos os outros que no seu dia-a-dia enaltecem a profissão e enriquecem o sector no concelho.

Fadistas
E, porque festa de pescador, sem fado não é festa, Virgílio Lança, viola, Miguel Drago, guitarra portuguesa, as vozes de Aurora Gonçalves, Susel Caetano e Lurdes Caetano, foram as vozes convidadas para completar a festa.

Geraldo de Jesus