domingo, 15 de maio de 2011

Tóssan homenageado em recital de poesia


Afonso Dias recorda artista algarvio, a 19 de maio pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. O recital vai misturar poesia, humor e alguma música
Com o intuito de assinalar os 20 anos da morte de um dos artistas regionais mais acarinhados pelo público, a Câmara Municipal apresenta um espetáculo de poesia pontuado por canções, em tributo ao mestre contador de histórias.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai receber no dia 19 de maio, às 21h30, um recital com Afonso Dias, intitulado “Tóssan –“…A vida é muito engraçada!...”.

A iniciativa surge em homenagem a António Fernando dos Santos, mais conhecido por Tóssan, um algarvio que dedicou a sua vida à arte, como pintor, caricaturista, ilustrador, ator, cenógrafo, humorista, poeta, decorador e gráfico.

Nascido em Vila Real de Santo António, no ano de 1918, Tóssan destacou-se pelo seu talento em contar histórias e escrever poesia sarcástica e bem humorada, que muitas vezes utilizou para censurar o antigo regime.

“A vida é muito engraçada”, costumava dizer este homem que fez da vida um exercício de liberdade plena. Descobriu a obra de António Aleixo e a si se deve, em grande parte, a recolha e publicação da obra do conceituado poeta, algarvio como ele.

Tóssan viria a falecer em Lisboa, em 1991, deixando para trás uma obra que é recordada por Afonso Dias, no ano em que se comemora os 20 anos da sua partida.

O recital, em tributo ao mestre contador de histórias, vai misturar poesia, humor e alguma música, ao longo de hora e meia de espetáculo.
paginacao@algarvepress.net