O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, reconheceu hoje, em Silves, o mérito da sua antecessora no cargo, Isilda Gomes, no progresso registado nos últimos anos na área da Proteção Civil, no Algarve.
“É ao esforço desenvolvido pela ex-Governadora Civil que se deve o significativo progresso alcançado na área da Proteção Civil ao nível distrital, sobretudo no que diz respeito ao reequipamento dos Corpos de Bombeiros”, referiu Carlos Silva Gomes, durante as comemorações do 85º aniversário dos Bombeiros Voluntário (BV) de Silves, que homenagearam hoje a ex-Governadora Civil atribuindo o seu nome a uma viatura da corporação.
Durante a cerimónia, iniciada com o batismo da referida viatura, um Veículo Florestal de Combate a Incêndios, adquirido no âmbito de um protocolo entre o Governo Civil de Faro e a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Carlos Silva Gomes realçou também a intervenção da Presidente da Câmara de Silves no âmbito dos serviços de proteção e socorro, tendo considerado imprescindível o papel dos autarcas na melhoria da Proteção Civil ao nível municipal.
Na sua intervenção o Governador Civil elogiou ainda os Bombeiros pelo seu forte sentido de missão, tendo frisado o importante contributo dos soldados da paz na luta contra a “crise de valores” que atinge as sociedades modernas.
“Vivemos numa sociedade em que a intolerância, a indiferença e o individualismo têm vindo a ocupar um espaço preocupante, sendo a função do bombeiro um exemplo quotidiano desta luta contra o que considero serem os três grandes flagelos a vencer no século XVI, em prol de um mundo muito melhor para todos”, referiu Carlos Silva Gomes.
O empenho e a dedicação dos Bombeiros do Algarve na segurança e defesa das populações foram igualmente reconhecidos pelo Presidente da Direção dos BV de Silves, que elogiou também a colaboração do Governo Civil de Faro na conquista de condições que garantem a qualidade da atuação destes operacionais.
As comemorações do 85º aniversário dos BV de Silves, realizadas no Quartel de Silves, integraram a realização de um exercício executado pelas crianças da Escola de Infantes e Cadetes daquela corporação, que participaram em simulacros de um sinistro rodoviário e de um incêndio urbano.