Em pleno barrocal algarvio, as descidas vertiginosas do Cerro Botelho, em São Brás de Alportel, voltam a ser palco da Taça de Portugal de Downhill, nos próximos dias 14 e 15 de Maio.
Em São Brás de Alportel, o esforço e a determinação vivem-se em pista e fora dela. A crise que o país atravessa exige respostas alternativas e novas formas de gestão e rentabilização de recursos. Com esta preocupação, o Município de São Brás de Alportel acolhe uma vez mais a Taça de Portugal de Downhill, a mais importante prova nacional da modalidade, com os atletas de maior destaque na actualidade, mas com uma redução de cerca de 75% no investimento.
Um desafio orçamental que promete garantir a qualidade do evento e adicionar um conjunto de condições e novas sugestões “low cost” para os visitantes, que poderão encontrar uma oportunidade de turismo desportivo a preços muito acessíveis. Novas opções de alojamento local e Restaurante local em plena pista a preços muito acessíveis são exemplos disso.
O território são-brasense, nomeadamente as suas encostas, foram eleitas durante 3 anos consecutivos (2007, 2008 e 2009) para a realização da 1ª etapa da Taça de Portugal de Downhill, seguindo-se em 2010 a final do Campeonato Nacional da mesma modalidade.
As condições excepcionais do terreno para a prática do downhill, bem como de outros desportos radicais, trazem assim, de novo, à pista do Cerro Botelho a única etapa da Taça realizada a sul do Tejo, na edição de 2011.