Carlos Silva Gomes, que falava na cerimónia protocolar do hastear da bandeira realizada no Jardim Manuel Bívar, em Faro, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, reconheceu que o projeto europeu tem sido marcado por cenários difíceis, à semelhança do momento atual.

“Neste momento poderemos estar muito próximos de uma encruzilhada e esperamos que a direção a seguir passe por uma Europa cada vez mais unida, mais justa e mais solidária”, referiu o Governador Civil.
Durante a cerimónia o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, João Faria, realçou por sua vez a importância da União Europeia para a concretização de projetos visando o desenvolvimento das regiões.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, explicou aos alunos da Escola Básica do Alto Rodes, que participaram no evento interpretando o Hino da Alegria, o significado das comemorações do Dia da Europa, bem como a origem da sua fundação desde o projeto idealizado por Jean Monnet à proposta apresentada em 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman.