quarta-feira, 25 de maio de 2011

2 de Junho: Dia do Município de Loulé

Assinala-se no próximo 2 de Junho o Dia do Município de Loulé. A Câmara Municipal vai levar a cabo um programa de actividades, das quais se destaca a cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito aos Agraciados do Concelho.

Este dia festivo arranca com uma alvorada com foguetes, logo pelas 9h00. Segue-se, às 9h30, o hastear da Bandeira ao som do hino nacional, interpretado pela Banda Filarmónica “Artistas de Minerva”, em frente aos Paços do Concelho.
Às 10h00, na Sala da Assembleia Municipal, decorre a cerimónia pública de assinatura da escritura dos fogos de habitação social do Bairro EXCAR, em Loulé.

Pelas 10h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai ter lugar um dos momentos mais importantes deste Dia do Município: a cerimónia dos Agraciados, com a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal a João Cravinho (Grau Ouro), Horácio Cavaco Guerreiro (Grau Prata), Ateneu – Comercial e Industrial de Loulé (Grau Prata), QUARPESCA – Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira (Grau Prata), Valério Clara Chocalateiro (Grau Bronze) e Fernando Soares (Grau Bronze).
Às 12h00, na Alcaidaria do Castelo, é apresentado o livro “Loulé. Uma Galeria de Retratos”, do fotógrafo António Homem Cardoso.

Já na parte da tarde, pelas 15h00, a tradição volta a marcar este Dia do Município com a realização de mais uma edição da Festa da Espiga de Salir. A par da programação musical e da gastronomia, o grande cartaz desta festa é o cortejo etnográfico que desfila ao longo da principal rua da vila e que representa toda a actividade agrícola e artesanal da freguesia, em parte que se encontra em vias de extinção, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extracção de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga.
As comemorações do Dia do Município encerram com o espectáculo “Um beijo...mais um beijo...outro beijo”, pelo Teatro Delle Briciole – Solares Fondazione Delle Arti. A peça é apresentada pelas 22h00, na Cerca do Convento de Loulé.