segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ZOO DE LAGOS TEM NOVOS ANIMAIS


Março arranca com grande novidades para o Zoo de Lagos e os seus visitantes. Domingo, chegam uma fêmea de hipopótamo pigmeu e outra de marabu.
Já este Domingo, dia 6, pelas 15h, chega ao parque zoológico uma fêmea de hipopótamo pigmeu. A Flory nasceu no Zoo de Rotterdam há um ano. Chega ao Zoo de Lagos ao abrigo dos programas de reprodução para espécies ameaçadas de extinção (EEP). Neste último ano Flory passou vários meses numa instalação fechada, embora com vista para o exterior, devido às temperaturas negativas que se fazem sentir na Holanda, durante o Inverno. No Domingo quando chegar à sua nova instalação no Zoo de Lagos, esta fêmea de hipopótamo pigmeu para poder mergulhar numa “piscina” de exterior, com sol directo e altos padrões de bem-estar que o Zoo de Lagos preparou.
A fêmea de Marabou chega também ao Zoo de Lagos no Domingo dia 6 de Fevereiro de 2011, às 15h. Vem também do Zoo de Rotterdam, sob recomendação de Cathy King, coordenadora Europeia do ESB desta espécie. É uma fêmea adulta que vem acasalar com um macho solteiro, residente no Zoo de Lagos. A decisão do envio desta fêmea para Portugal, que segundo a coordenadora vale "ouro", prende-se com o sucesso do Zoo de Lagos anteriormente na reprodução desta espécie.
Segundo recomendações da coordenadora é importante tomar medidas urgentes nos cuidados de forma a reproduzi-los. Os Marabus ao longo dos tempos têm sido complemento de instalações, em Zoológicos, geralmente em habitats representativos de savana africana o que tem prejudicado a sua reprodução, pois os herbívoros de grande porte não são compatíveis com o bem-estar reprodutivo dos marabus. Uma vez que na instalação do Zoo de Lagos, os marabus são os únicos ocupantes, tudo nos leva a crer que vamos contribuir para o aumento da população cativa de marabus, em parques zoológicos.