sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rally de Portugal 2011 - Uma estrutura quase inalterada!


A MESA DE HONRA

Seruca Emídio, à direita, ladeado por responsáveis pela prova
Analisando mais em detalhe o programa da prova, teremos nesta edição um período mais compacto de reconhecimentos, com uma duração de apenas dia e meio em vez dos dois dias habituais, decorrendo na terça-feira e na manhã de quarta-feira (dias 22 e 23 de Março), isto porque o shakedown é antecipado para a tarde de quarta-feira, com início pelas 14:30.
O dia seguinte, quinta-feira, 24 de Março, será reservado à super especial de Lisboa, cujo programa integra o reconhecimento da prova em veículos eléctricos, uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e um desfile de apresentação das melhores equipas em veículos históricos descobertos, para além de uma prova reservada a veículos clássicos desportivos.
Na sexta-feira, o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada no seu cenário tradicional, com a realização de 6 provas de classificação, correspondentes a uma dupla passagem por 3 troços diferentes: Santa Clara, com 22,99 km, cujo início foi ligeiramente antecipado, Ourique (20,27 km) e Felizes (21,31 km).

FERNANDO PETRONILHO
No sábado tem lugar a segunda etapa, com mais três troços feitos por duas vezes: Almodôvar, com uma extensão de 26,23 km e transmissão televisiva em directo na RTP na sua parte central em ambas as passagens, Vascão (25,26 km) e Loulé (22,56 km).
No domingo, o Rally de Portugal encerra com mais 2 troços percorridos por duas vezes: Silves (21,39 km) e Santana da Serra (31,04 km), esta última com transmissão directa para Portugal na RTP também nas duas passagens e com cobertura televisiva em directo para todo o mundo na derradeira passagem através da plataforma da NOS (North One Sport), o promotor do campeonato.
No total, serão mais de 385 km de troços disputados nas excelentes estradas de terra dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique e Silves, cujas autarquias, reconhecendo naturalmente o impacto muito positivo que o Rally de Portugal tem na economia e na divulgação das suas regiões, se têm assumido como parceiros de eleição do ACP, dando um contributo fundamental para o sucesso da prova.
Por outro lado e se se exceptuar a super especial de Lisboa, uma prova de características muito especiais orientada sobretudo para a vertente promocional, a quilometragem média das classificativas do Vodafone Rally de Portugal atinge praticamente os 24 km, um valor excepcional, mesmo no quadro do Mundial de Ralis.

FERNANDO POERNA, DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Carlos Barbosa declarou ontem que o Estado ainda não pagou a edição de 2010!
Segundo a Lusa: «o presidente do ACP, entidade organizadora do Rally de Portugal, disse hoje que o Estado "ainda não cumpriu com a obrigação" de participação de um milhão de euros para a realização da prova do WRC em 2010.
Carlos Barbosa disse que o ACP teve de recorrer "à banca" para assegurar a edição de 2011 do Rally de Portugal, de 24 a 27 de março, apresentada hoje, com a novidade da super-especial em Lisboa, na Praça do Império, em Belém, 37 anos depois.
"Tenho uma esperança de que o dinheiro nos vai ser entregue, porque senão o Rally de Portugal fica comprometido em 2012", alertou Barbosa, que revelou ser de 3,5 milhões de euros o orçamento da prova deste ano, a terceira do calendário do WRC»
Fotos: Manuel Andrade (Osores) e Zégonzo