sábado, 26 de fevereiro de 2011

Murmúrios francófonos pelos corredores da EHTA


O Director João Fernandes e a respectiva equipa da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro deram as boas vindas, no dia 22, à comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne.
A comitiva francesa esteve no centro das atenções, e trouxe na mala o desejo de partilha de conhecimento e experiências. O seu alargado interesse na área da formação deixou no ar a expectativa quanto a futuras parcerias, nomeadamente integradas no programa Leonardo Da Vinci. Esta iniciativa da União Europeia permite o intercâmbio entre as escolas europeias, tendo em vista a promoção de boas práticas e um desenvolvimento profissional especializado baseado na partilha de conhecimentos.

Além de portas abertas a uma visita guiada pela escola, a comitiva Chambre Régionale de Commerce et d’Industrie d’Auvergne teve a oportunidade de desfrutar dos excelentes serviços hoteleiros dos alunos da EHTA. Um almoço dedicado aos sabores do mundo foi servido com pompa e circunstância aos convivas da «cidade da luz». Desde as molletes mexicanas e o sushy japonês, às pastilhas de marrocos, passando pelo tandori indiano, a comitiva rendeu o seu paladar experiente às confecções apresentadas.

E como um bom anfitrião assume o seu papel do início ao fim, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro teve o prazer de receber na Pousada S. Francisco a animada comitiva. Pela manhã do dia 23 soavam pelos corredores murmúrios animados na língua francófona. Aos agradecimentos e apreço da comitiva pela agradável recepção, a EHTA de Faro deixa os braços abertos para futuras visitas.

Dia de Cabo Verde:

Uma Pitada de África


A EHTA de Faro contou com a visita dos sabores de Cabo Verde, no seu restaurante de aplicação

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro abriu as portas além fronteiras, no dia 23 de Fevereiro. No restaurante S. Francisco foi servido um almoço exclusivamente «à moda» de Cabo Verde, para funcionários e clientes da escola.
A iniciativa do «Almoço Gastronómico de Cabo Verde» partiu de duas formadores cabo verdianas, que estão presentemente na EHTA ao abrigo de um programa de intercâmbio de formação de formadores, com a escola de Cabo Verde.
Neste almoço assumiram o papel de monitoras: Ninfa Monteiro dirigiu a confecção das iguarias comandando o curso de Gestão e Produção de Cozinha. Já Edmeia Furtado orientou a turma de 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas no serviço às mesas.

Toda a equipa que participou neste evento teve o seu mérito, e os ingredientes usados conseguiram transportar os presentes para uma viagem ao continente africano. Pelo caminho os provadores puderam envolver-se ao ritmo da música típica das terras quentes, encontrando no destino pratos como Cachupa Rica, ou Atum à moda de Santo Antão.
A simpatia, originalidade e eficiência dos formandos da EHTA foram o condimento secreto que apimentou a refeição, e tornou as iguarias provadas e aprovadas por todos.


Confecções Culinárias On-line


O Turismo do Algarve, com a participação da Universidade do Algarve, promove filmagens no seio das confecções hoteleiras da EHTA de Faro.
As objectivas das câmaras da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) invadiram as cozinhas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro, durante o dia 24 do presente mês.
Com o apoio da Universidade do Algarve e com o patrocínio dos supermercados Apolónia, o primeiro episódio de «À Conversa Com…» conta com as participações do Chefe Henrique Leandro, do Chefe Bertílio Gomes e da formanda Milene Nobre, vencedora do 2º lugar do concurso «Taça Jovens Cozinheiros».
Tendo como fundo o som vibrante dos tachos e panelas, os episódios serão futuramente colocados on-line, no blog do Turismo do Algarve para inspiração de futuros «mestres da culinária».