sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Município de Lagos apoia projecto de Ajuda Humanitária ao Brasil
O Município de Lagos vai apoiar a Organização Não Governamental Paramédicos de Catástrofe Internacional (PCI), com um subsídio de mil euros, para fazer face às despesas de logística do projecto de ajuda humanitária de emergência à catástrofe causada pelas chuvas, cheias e derrocadas na região serrana no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
A Organização Não Governamental (ONG) Paramédicos de Catástrofe Internacional é uma organização internacional de ajuda humanitária que presta assistência médica de urgência às populações em perigo em mais de 70 países. Nos países onde as estruturas de saúde são insuficientes ou mesmo inexistentes, a PCI colabora com as autoridades e os Ministérios da Saúde para prestar assistência. Trabalha igualmente na reabilitação de hospitais e em programas de vacinação, de saneamento e, também, de educação. Os elementos desta ONG também desenvolvem trabalho em centros de saúde de cuidados remotos, bairros mais carenciados e oferece treino ao pessoal local.
Esta Organização veio solicitar ajuda urgente do Município de Lagos, entre outros, para reunir o apoio financeiro necessário para fazer face às despesas de logística (alimentação da equipa no terreno, despesas de viagens, transporte de contentor com medicamentos e bens de primeira necessidade) e ao envio de uma equipa de 2 médicos, 2 enfermeiros e 1 logístico para a região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A partida da missão está agendada para o próximo dia 07 de Fevereiro.
Tendo em conta que a cooperação externa é uma competência das autarquias e que Lagos, Cidade dos Descobrimentos, tem uma relação privilegiada com o Mundo Lusófono, de que o principal parceiro é o Brasil, o Município decidiu apoiar esta iniciativa, por deliberação tomada na reunião de Câmara de 2 de Fevereiro.