quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ciclismo: TAVIRA/PRIO APRESENTOU EQUIPA PROFISSIONAL


Jorge Corvo, Presidente da Direcção

Orçamento menor, mas a mesma vontade de ganhar
No Mercado da Ribeira, foi apresentada a equipa profissional de ciclismo que esta época vai representar o Clube de Ciclismo, com a designação TAVIRA/PRIO.
Jorge Corvo, Presidente da direcção, falou das vitórias na Volta a Portugal, nos últimos três anos, cujo projecto de continuidade continua de pé. “Não foi fácil conseguir os patrocínios que desejávamos, mas com a boa vontade de todos, vamos mostrar o que se faz na formação e trazer muitas vitórias para o Clube e para Tavira. O plantel está fechado, mas ainda pode haver uma surpresa…”.

Vidal Fitas, Director Desportivo

O director desportivo, Vidal Fitas, ao referir-se ao Engº. Brito da Mana, fundador do Clube, emocionou-se. “O Algarve tem tradições nesta modalidade. Em Tavira, é um sonho, vir a formar uma equipa só com atletas oriundos da formação do clube. Vamos tentar ganhar de novo a Volta a Portugal Não vai ser fácil, mas não é impossível”.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, referiu não ter sido fácil, este ano, conseguir os patrocinadores para dar seguimento ao projecto. “Todos nós acreditávamos que esta equipa ia continuar, como continuou e continuará nos próximos tempos. A minha primeira palavra vai para os atletas. Eles já têm valor pois ganharam as últimas três Voltas a Portugal e não sei quantos mais prémios nacionais de ciclismo. Este ano, ganharam mais um prémio, por terem prescindido de outras condições para continuarem aquilo que o Jorge e o Vidal pretendem. Enquanto estiverem na estrada, trabalharemos para lhes proporcionar melhores condições, este ano e nos próximos. Reconhecem o papel do Vidal Fitas à frente da equipa. Esta equipa merece continuar. Tivemos muitas conversas, em momentos negros e hoje estamos a apresentar a equipa. Com esta direcção o Clube de Ciclismo tem o futuro assegurado. É muito importante que Tavira, terra de ciclistas e de referência no Algarve, tenha uma equipa com a história que esta tem. Por isso, o compromisso do Município não é mais do que a sua obrigação de a manter. Podíamos não ter patrocinadores, mas a equipa tinha de continuar porque faz parte da nossa história. O nosso compromisso é manter esta equipa a funcionar.
Continuaremos a procurar patrocinadores. De pessoas que nos deram a palavra e que assumirão compromissos, para reforçar o orçamento deste ano, para tornar possível a internacionalização desta equipa, para representar Tavira e o Algarve”.

da esqª: João Mendonça, Diogo Nunes, Tomas Metcalfe, André Cardoso, Henrique Casimiro, Daniel Mestre, Luís Silva, Ricardo Mestre, Davis Livramento e Samuel Caldeira

UMA EQUIPA PARA DIGNIFICAR O CLUBE, TAVIRA E O ALGARVE
A equipa, do escalão Continental, que conta com um orçamento de 350.000,00 € (Trezentos e cinquenta mil euros) é composta por:
Direcção: Presidente: Jorge Corvo, Vice-presidentes: Paulo Faleiro, José Branquinho Silva, César Fernandes e Luís Gonçalo Santos.
Equipa Técnica: Director Desportivo: Vidal Fitas; Médico: Dr. Benjamim Carvalho; Relações Públicas: Ana Luísa Jesus; Mecânicos: Hélder Lopes; Carlos Matos; Miguel Monchique; Massagistas: Benjamim Carvalho; Yuriy Lapshyn
Ciclistas:
SAMUEL JOSÉ RODRIGUES CALDEIRA, sprinter, nasceu em Manta Rota, em 30-11-1985, ciclista promissor, possui grandes potencialidades nesta especialidade, com cultura táctica e visão de corrida. Na época anterior venceu o GP Crédito Agrícola – Costa Azul, e no Festival de Pista arrecadou a prova das 100 Voltas. Em 2009 venceu a Volta ao Concelho de Albufeira, e estreou-se na Volta a Portugal onde deu um importante contributo.
DAVID DA SILVA LIVRAMENTO, trepador, nasceu em Cabanas – Tavira, em 18-12-1983. Ciclista há 13 anos, formado nas escolas do Clube, é um trunfo excepcional devido às suas potencialidades. Como já nos vem habituando há largos anos, presta precioso apoio na Volta a Portugal.
RICARDO JORGE CORREIA MESTRE. trepador, nasceu em Castro Marim, em 11-09-1983. Ciclista oriundo das escolas do clube. Em 2010 venceu o GP do Minho e atingiu o 8º lugar da Volta a Portugal. Em 2008 foi 2º. numa das etapas do GPI de Paredes. Em 2006 obteve um 4º. lugar na etapa rainha do Tour Lavenir; na Volta a Portugal venceu a 6ª.etapa, classificando-se em 9º na Geral, arrecadou ainda o Prémio da Montanha, e o Prémio da Juventude. Também no mesmo ano sagrou-se Vice-Campeão de estrada, em Elites.
LUÍS FILIPE ALBINO SILVA, rolador, nasceu em Tavira, em 22-10-1984. Excelente equipier, vindo também das camadas jovens do Clube. Em 2010 triunfou na 5ª Clássica de Castro Marim/Tavira. Em 2008 foi 3º nas 100 Voltas do Festival de Pista. Em 2007 classificou-se na 4ª posição na Geral da Volta a Bulgária. Em 2001 deu nas vistas ao sagrar-se vencedor na Prova de Abertura, e ao vencer o Prémio Loulé 2000.
NELSON NUNO SEQUEIRA VITORINO, nasceu em Olhão, em 17-08-1975. Corredor completo, chegou ao 8º posto na Volta a Portugal do ano passado, e conquistou em 2008 o 2º posto da Geral no GP CTT Correios. Em 2006 foi vencedor da Camisola da Montanha no GP Paredes; e 5º Classificado da Geral na Volta ao Alentejo. Em 2005, obteve o 3º lugar na etapa da Covatilla na Volta a Castilla-Leon. Em 2004 foi 13º na Geral da Volta a Portugal; 2º no Troféu Joaquim Agostinho; e 2º na Geral da Volta à Bulgária. Em 2003 obteve o 4º lugar na Geral da Volta a Portugal. Também já representou Portugal em Campeonatos do Mundo.
DANIEL JOSÉ PEREIRA MESTRE, sprinter, nasceu na Suíça, de nacionalidade portuguesa, 01-04-1986, ingressou no Clube de Ciclismo de Tavira como amador em 2007. Nesse ano venceu a 5ª. etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em 2008 conquistou a 1ª Prova da Taça de Portugal e foi chamado para integrar a selecção nacional na Taça das Nações. Ascendeu a profissional em 2009. Nesse ano subiu ao 2º lugar da classificação do GP Liberty Seguros – Cidade do Funchal.
HENRIQUE MADEIRA CASIMIRO, trepador, nasceu na Suíça, de nacionalidade portuguesa, em 22-04-1986. Tal como Daniel Mestre, ingressou no CCT em 2007 como amador. Nesse ano venceu a 4ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em 2008 venceu a 4ª Prova da Taça de Portugal, e à semelhança de Daniel Mestre, também foi chamado aos trabalhos da selecção nacional para a
Taça das Nações. Em 2009 ascendeu a profissional.
ANDRÉ FERNANDO SANTOS MARTINS CARDOSO, trepador nato, nasceu em Gondomar, em 03-09-1984. Profissional desde 2006, ingressou no CCT em 2009, onde chegou em 3º. posto à Nª Sra da Graça na Volta a Portugal. Em 2010 obteve excelentes resultados em várias etapas da Volta às Astúrias, e ficou em 15º no Campeonato do Mundo. Já em 2009, tal como em 2008, foi chamado para o Campeonato do Mundo onde se sagrou o melhor português. Enquanto amador conseguiu vários triunfos na Volta a Portugal do Futuro e na Volta à Madeira.
TOMAS SWIFT METCALFE, equipier, nasceu em Faro, de nacionalidade inglesa, em 22-10-1984. Oriundo dos escalões de formação do Clube de Ciclismo de Tavira, desempenha um importante papel em prol da equipa. Em 2010 sagrou-se vencedor da classificação de montanha do Tour de Gironde, em França. Como amador destacou-se em 2008 ao vencer uma etapa do Troféu RTP.
Estes ciclistas, na época anterior representaram a equipa do Palmeiras Resort/Prio/Tavira.
DIOGO NUNES, rolador, nasceu em Estói, em 04-03-1989. Ex-ciclista amador do Clube de Ciclismo de Tavira, sobe a profissional este ano. Distinguiu-se no campeonato nacional de 2010, ao fazer 5º posto no Contra-relógio e 3º em 2009.
JOÃO MENDONÇA, trepador, nasceu em Olhão, em 14-06-1989. Ex-ciclista amador do Clube de Ciclismo de Tavira, sobe a profissional este ano. O atleta venceu o Prémio de Valongo em 2010. Em 2009 subiu ao 5º posto na Volta a Portugal do Futuro, e foi 10º na Volta a Coruña. Estes dois ciclistas, na época transacta representaram a equipa: CCTavira (Sub 23).

Geraldo de Jesus