sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apenas 51% dos jovens portugueses têm carro próprio



França é o país da Europa com maior número de jovens que são proprietários do seu automóvel. 71% contra uma média de 59%. Portugal surge abaixo da média europeia, com apenas 51%. Outra das tendências entre os jovens europeus é a consulta do mercado de usados: 63% dos indivíduos com menos de 30 anos que adquiriram carro, optaram por um automóvel usado. São novos dados revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que nesta 5.ª edição analisa o comportamento de compra dos jovens europeus no mercado automóvel.
A maioria dos jovens europeus tem acesso ao automóvel através de compra. No entanto, o Observador Cetelem verificou situações muito contrastantes nos diferentes países que variam entre os 40% em Espanha e 81% no Reino Unido. Existe todavia uma situação comum a todos os países europeus: a percentagem de indivíduos com menos de 30 anos que compra automóveis é inferior à registada na população mais velha, sendo a diferença superior a 30 pontos percentuais. Em Portugal essa diferença chega aos 38% (89% dos indivíduos com mais de 50 anos é dono do carro que utiliza).
O estudo revelou ainda que 26% dos indivíduos com menos de 30 anos utilizam um automóvel emprestado por alguém do seu círculo de relações (contra apenas 4% nos adultos com mais de 50 anos). Esta proporção é particularmente significativa no nosso país (25% contra 4%), onde os jovens vivem durante mais tempo em casa dos pais. Espanha é o país onde esta diferença é mais acentuada (41% contra 6%), bem como na Alemanha (34% contra 6%). Em contrapartida, este fenómeno é menos expressivo no Reino Unido, onde apenas 9% dos jovens utilizam um carro emprestado.

A oferta ou doação representa por seu lado 13% dos casos entre os indivíduos com menos de 30 anos, contra apenas 2% entre as pessoas com mais de 50 anos. Os portugueses são os mais “generosos” neste aspecto, com 24% dos jovens a conduzirem um automóvel oferecido como prenda, ao passo que os britânicos figuram entre os menos solidários, o que explica a relativamente elevada percentagem de automóveis comprados entre os jovens.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.