sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Olhão: Márcio Alexandre apresenta "O Guardião das Conchas"


O artista brasileiro Márcio Alexandre apresenta, no próximo dia 14 de Janeiro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão, a obra O Guardião das Conchas. O romance, que nos conduz por uma viagem ao Algarve no tempo dos fenícios e cónios, é uma óptima sugestão de leitura para quem gosta de conhecer a história da região nos tempos idos.
Entre 1200 aC a 800 aC não havia força militar expressiva na Mesopotâmia. Assim, pequenas nações podiam prosperar. Principalmente a Fenícia que tinha os melhores construtores navais da época, chamados de atadores. Queria explorar o mais temido lugar: a lendária ilha de Parvaim. Mas dependia do conhecimento dos Cónios, antigo povo que habitou o sul de Portugal.
Racam, embora fosse de uma tradicional família de atadores, abandonou os estaleiros para se aventurar no mar. Conheceu Addi, um cónio que procurava o pai, e juntos descobriram um importante segredo dos reis e mercadores. Logo receberam uma importantíssima missão: viajar para o lugar mais remoto de sempre. Pela força do destino, chegaram a uma ilha chamada Ruairak, habitada por um povo muito primitivo. Racam queria regressar a Tiro, mas o encontro com alguém especial poderia mudar toda a sua vida e até mesmo os seus sonhos…
Márcio Alexandre nasceu no Brasil e iniciou-se na música como pianista e corista, mas foi nas artes plásticas que primeiro viu o seu trabalho reconhecido, conquistando vários prémios. Mudou-se para Londres, onde preparou os seus primeiros ensaios de literatura. Vive actualmente em Faro e faz parte do projecto Sulscrito – Círculo Literário do Algarve.