sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Albufeira Procura novos Mercados Turísticos


A APAL - Turismo de Albufeira, numa estratégia para encontrar novos mercados emissores para a região, esteve presente na MATKA, a principal feira de turismo da Finlândia, que decorreu em Helsínquia, de 20 a 24 de Janeiro, numa visita de inspecção, para avaliação do mercado e realização de contactos com os operadores locais.
O mercado turístico da Escandinávia, apesar de pequeno, em comparação com outros, como o inglês ou o alemão, são mercados com grande potencial turístico, que importa captar para o Algarve, tanto mais, dado o actual quadro económico.
No caso do mercado finlandês, e apesar do país ter apenas 5.3 milhões de habitantes, trata-se de um mercado com grande capacidade de aquisição e dada a austeridade do clima parte das férias são gozados durante o Inverno, condições que fazem com que o mercado turístico finlandês deva ser uma opção para desenvolver no Algarve.
Dos contactos que a APAL realizou durante a visita à feira de turismo de Helsínquia, constatou-se uma boa receptividade dos operadores turísticos finlandeses em relação ao destino Algarve, mas muitos referem que apenas não trabalham com o Algarve, por não haver voos directos para Faro, constatando-se que a maioria apenas tem operação com Lisboa/Cascais.
Considera-se que o mercado turístico finlandês, e em geral, os mercados escandinavos são uma excelente aposta para o Algarve, pois temos o produto certo, para o mercado certo, tanto mais que a coroa sueca tem vindo a valorizar-se em relação ao euro e à libra, no entanto, o grande entrave ao desenvolvimento destes mercados no Algarve, tem sido a falta de uma ligação aérea optimizada de carreira regular, para que se possa criar esses mesmos mercados.
Desidério Jorge da Silva, como Presidente da Agência de Promoção de Albufeira, considera que torna-se fundamental que as diversas autoridades competentes em Portugal, tanto na promoção, o Turismo de Portugal, nos transportes aéreos, a TAP e nas estruturas aeroportuárias, a ANA – Aeroportos de Portugal, criem as sinergias necessárias para que seja criado um voo semanal directo, por exemplo, entre Helsinquia, Estocolmo e Faro.
No que concerne aos mercados de proximidade, e nomeadamente o espanhol, Desidério Silva, em representação do Município de Albufeira e da APAL, esteve presente na FITUR, em Madrid, naquele que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa.
Segundo Desidério Silva, no actual contexto de expansão do mercado espanhol no Algarve, e em particular em Albufeira, onde a procura turística pelos espanhóis cresceu 50% do total de crescimento verificada para a região do Algarve, “é fundamental que estejamos sempre presentes de forma objectiva e adequada, neste e em outros certames do género, numa óptica de criação de boas oportunidades promocionais.
Foi essa lógica que determinou a minha ida a Madrid, concretizada no estabelecimento de vários contactos institucionais em representação de Albufeira. Uma participação que criou um conjunto de importantes momentos de promoção e de consolidação de parcerias, nomeadamente junto das representações de Pontevedra e de Badajoz.
Em paralelo, entrevistas à Cadena Cope – terceira maior rádio do país – assim como nova entrevista junto da Rádio Turismo da Catalunha, nossa velha conhecida. No final, uma surpresa: Albufeira foi eleita por esta rádio como o Melhor Destino Jovem da Europa, após escrutino com outros destinos europeus. Continuaremos a fazer este trabalho de presença e participação em certames turísticos na expectativa de consolidarmos um resultado que nos beneficie do ponto de vista económico.
Estamos a promover turisticamente Albufeira, mas ao mesmo tempo, a procurar novos mercados para Albufeira e consequentemente para o Algarve. Tem sido um trabalho de prospecção de mercados, de avaliação do seu potencial turístico, de definição de estratégias de actuação nos mesmos e de concretização de objectivos.”