sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

30 MIL VISITANTES PASSARAM PELO MUSEU MUNICIPAL DE TAVIRA EM 2010


O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria atingiu, pela primeira vez, os 30 mil visitantes anuais. O registo foi feito pelo sistema de controlo de entradas e bilheteira.

Este número, se comparado com outras realidades museológicas, foi, especialmente expressivo, no primeiro semestre com 12.494 entradas. Julho foi o mês do ano com maior número de visitantes, superando os 4 mil visitantes.

Em 2010 estiveram patentes, no Palácio da Galeria, exposições de arte contemporânea, obras dos escultores Francis Tondeur (“A aurora da minha humanidade”) e Rui Sanches com (In) Forma, trabalhos de Rico Sequeira inspirados na BD internacional (Oops!), as imagens performativas de Noé Sendas (“Personagens à procura de autor”) e as pinturas de António Alonso em “Viagens e Outras Africas”.

O Museu Municipal de Tavira preparou e apresentou, em 2010, duas exposições de investigação sobre a história de Tavira e o seu património cultural e artístico: “ Cidade e Mundos Rurais -Tavira e as sociedades agrárias” (integrada na exposição “Do Reino à Região da Rede de Museus do Algarve) e a “Primeira República em Tavira - transformações e continuidades” que integrou as Comemorações dos 100 anos da República Portuguesa.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, foi lançado o livro “Tavira – Cidade das Igrejas”.

Durante o ano passado, organizaram-se, ainda, passeios temáticos, visitas guiadas às exposições e acções de formação de natureza educativa.