quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Concertos e apontamentos de Natal do Coral Ideias do Levante 2010


O Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve) irá realizar vários concertos (e apontamentos musicais) durante o mês de Dezembro de 2010.
No dia 12 de Dezembro de 2010 (pelas 17h00m), o grupo coral desloca-se à típica Vila de Estômbar (Concelho de Lagoa, Algarve), para actuar na Igreja matriz de Estômbar, e iniciar assim a sua Tournée de Natal de 2010.
No dia 16 de Dezembro de 2010 (pelas 21h30m), o grupo coral irá participar nos "Serões do Convento", uma iniciativa, em formato de tertúlia musical, dinamizada por Afonso Dias, que se realiza regularmente, no Convento de S. José (Cidade de Lagoa, Algarve).
No dia 18 de Dezembro de 2010 (pelas 21h30m), o grupo coral irá interpretar vários temas natalícios, na Quinta dos Vales (Freguesia de Estômbar), uma histórica quinta produtora de vinho e fruta, onde actualmente foram adiccionadas outras valências de relevante interesse, entre as quais, na área da cultura e do turismo.
No dia 22 de Dezembro de 2010 (durante a tarde), o grupo coral irá percorrer alguns locais públicos de Lagoa, com o intuito de partilhar a sua arte, num contacto mais próximo com o público, num contexto natalício.
No mesmo dia(mas pelas 21h30m), o grupo coral irá deslocar-se à Vila de Alcoutim (Algarve), para aquecer a noite (com o seu repertório natalício) na Igreja Matriz de Alcoutim, encerrando assim, a sua Tournée de Natal de 2010.
Os concertos (supra mencionados) são gratuitos e encontram-se limitados à lotação disponível de cada um dos espaços.
O Coral Ideias do Levante tem como objectivo, a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e do Algarve, através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico visando não só diversos tipos de público, como meio de intervenção pedagógica. Dada a manifesta flutuação de meios humanos verificada variavelmente em cada ano lectivo, o seu director artístico procura adequar o nível e as características das peças a trabalhar em cada temporada, às especificidades do grupo.
Francisco Brazão (director artístico do coral) salienta que os ensaios do coral não se destinam somente a trabalhar peças para apresentar ao público. Segundo o director, "o trabalho realizado durante os ensaios abrange, não só, o desenvolvimento da técnica vocal (individual e colectiva), como também, a consciencialização e aplicação da mesma".
Roberto Estorninho (presidente da direcção), congratula-se pelo trabalho desenvolvido pelo director artístico (e pelos coralistas) e convida a todos os interessados(as) com idade superior a 16 anos, a participar nos ensaios que decorrem uma vez por semana (Quintas), das 21h00m às 23h00m, na sede da associação em Lagoa.