segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IV Festival de Órgão - Faro 2010 Chegou ao Fim


Depois de 4 concertos que esgotaram nos sábados de Novembro a Igreja do Carmo e a Sé Catedral, o Festival de Órgão de Faro despede-se até para o ano.
Em 2010, os concertos foram bastante ricos e variados na diversidade de escolas organísticas, de repertório apresentado e de músicos com diferentes experiências nacionais e internacionais. Depois da apresentação do jovem João Segurado que se deslocou da Suécia para revelar a sua técnica, seguiu-se o agradável concerto de música de câmara que juntou órgão e voz com Daniel Oliveira e Susana Duarte. Bastante aguardado foi também o concerto de Edite Rocha, a primeira representante feminina no curriculo do Festival. Para encerrar, o italiano Luca Antoniotti mostrou porque tem uma intensa actividade organística que o leva a visitar regularmente as grandes catedrais europeias com a sua música.
Em 2011, não faltarão as novidades e ideias por parte da Associação Música XXI, que já revelou um pouco da 5ª edição do Festival.
No próximo ano, prevê-se a continuidade dos concertos de órgão com música de câmara (abraçando novos timbres), uma maior aposta no público estrangeiro residente no Algarve, o alargamento das parcerias e patrocínios, e ainda a participação de um cabeça-de-cartaz que coloque definitivamente Faro na rota internacional dos Festivais de Órgão.