segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Culinária do Algarve encerra o Festival Nacional de Gastronomia 2010


O último dia do festival Nacional de Gastronomia 2010 foi dedicado ao Algarve. A refeição foi confeccionada pelo Chef José Pinheiro do restaurante “Eira do Mel” de Vila do Bispo.
Neste último dia de festival, Joaquim Rosa do Céu, presidente do Festival Nacional de Gastronomia, salientou a importância da celebração do trigésimo festival e a gastronomia ser parte integrante e essencial da oferta promocional turística do país. Nuno Aires, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, focou a importância de defesa das raízes culturais e gastronómicas da região e do país, mas sem esquecer a necessidade de modernização das mesmas como forma de incrementar a oferta turística.
O dia ficou completo com a eleição do Melhor Petisco do 30.º Festival Nacional de Gastronomia. Ao longo de todo o festival os participantes puderam votar nos vários petiscos que provaram nas diversas tasquinhas. O petisco mais votado foi a “Salada de Bacalhau” da tasquinha do restaurante “O Cortiço”, o segundo classificado foram as “Tripas” da tasquinha do restaurante “O Académico” e por fim o “Escabeche de faisão” foi o terceiro eleito neste concurso confeccionado pelo restaurante “O Torres”.