quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Olhão: Cientistas ao Palco - Noite dos Investigadores 2010


A Noite dos Investigadores é uma iniciativa da União Europeia que vai acontecer este ano na noite de 24 de Setembro. Realiza-se todos os anos na 4ª sexta-feira do mês de Setembro em várias cidades dos Estados Membros da União Europeia.É um evento promovido desde 2005 com o objectivo de aproximar os investigadores do público em geral. O centro das actividades é sempre os investigadores, que desta forma podem estar em contacto directo com o público num ambiente não científico. O público pode envolver-se na realidade quotidiana da vida de um investigador.
O projecto Cientistas ao Palco II dá continuidade ao projecto Cientistas ao Palco no âmbito da Noite dos Investigadores 2009 em Portugal. A intenção da proposta é realizar a Noite dos Investigadores utilizando o teatro e as artes performativas como principal meio de comunicação dos cientistas com o público.
O projecto é uma parceria entre centros de investigação, uma PME, um museu de ciência e vários grupos de teatro e vai acontecer em várias cidades do país. Consiste num conjunto de actividades planeadas para acontecerem durante a noite. São dirigidas a um público de todas as idades, interesses, níveis sociais e de conhecimento científico.
Os grandes objectivos desta iniciativa são aproximar o público da Ciência em geral e dos cientistas em particular e envolver os investigadores na construção de uma nova imagem dos cientistas, mais real e humanizada, descolando-os dos estereótipos da ficção e aproximando-os dos cidadãos.
A Noite vai acontecer em 4 cidades de Portugal: Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão. Em cada cidade e ao longo destes meses até ao dia 24 de Setembro vão ser criadas e encenadas peças de teatro, performances e muitas outras actividades, incluindo actividades desportivas.
Porto – Praça das Leões (15h00 às 0h00)
Coimbra – Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (15h00 às 0h00)
Lisboa – Jardim Botânico Tropical (18h00 às 0h00)
Olhão – Ria Shopping (10h00 às 23h00)
Algumas das actividades estão sujeitas a inscrição.
O Centro Ciência Viva do Algarve encontra-se presente nesta iniciativa.