sábado, 4 de setembro de 2010

EB1/JI Nº 3 DE LOULÉ É A ÚNICA ESCOLA ACTIVA PLATINA DO ALGARVE


No âmbito do Projecto Escola Activa, a Escola EB1/JI Nº3 de Loulé (Escola do Bairro Municipal) foi distinguida ontem com o Galardão de Platina, numa cerimónia que decorreu no edifício da direcção Regional de Educação e que contou com a presença do director regional, Dr. Luís Correia, e do presidente da ARS, Dr. Rui Lourenço. No contexto desta iniciativa regional, este foi o único estabelecimento de ensino em todo o Algarve a receber o mais alto grau destes prémios.

Para além desta escola, também as acções levadas a cabo noutros estabelecimentos do Concelho de Loulé durante o ano lectivo 2009/10 integradas na Escola Activa mereceram o reconhecimento público através da atribuição do Galardão Escola Activa Ouro (Jardim de Infância de Almancil, EB1 Escanxinas e EB1 Almancil), Prata (EB1 Vale de Éguas, EB1 S. João da Venda e EB1 nº2 do Areeiro) e Bronze (EB1 da Estação, EB1/JI de Gilvrasino, EB1 Mãe Soberana, EB1 Hortas de Santo António, EB1/JI de Loulé, EBI de Salir, EB1/JI de Benfarras e EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva).

A “Escola Activa” é uma iniciativa que resulta da parceria entre várias entidades regionais, está integrado no Programa Nacional contra a Obesidade Infantil e iniciou em 2008 em várias escolas do Algarve, com o objectivo de melhorar a qualidade e quantidade da actividade física e desportiva dos alunos.

Pretende-se alertar a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia. Com a implementação deste projecto, o objectivo é que os alunos tomem consciência dos benefícios da prática desportiva e da adopção de hábitos alimentares saudáveis, de modo a combater o sedentarismo e a obesidade infantil.

No presente ano lectivo, participaram 47 agrupamentos de escolas com estabelecimentos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, num total de 2070 alunos das 16 autarquias.

Loulé foi também o Concelho com mais participantes nos dois encontros finais do projecto (cerca de 3 mil alunos), que tiveram lugar em Loulé e Quarteira.