terça-feira, 17 de agosto de 2010

Danças do Mundo regressam a São Brás de Alportel com Folkfaro


As Noites da Verbena continuam a animar o Verão dos são-brasenses com mais uma noite mágica, onde as danças do mundo convidam a uma viagem à Turquia, à paradisíaca ilha de Martinica, nas Caraíbas e ainda à ilha de Gozo, em Malta.
No dia 22, pelas 21h30, o Folkfaro – Festival Internacional Cidade de Faro regressa a São Brás de Alportel para celebrar a alegria da música e do folclore de outros pontos do globo.
O centenário Jardim da Verbena volta a ser palco do encontro entre povos que quebram as barreiras da raça, cedo ou ideologia e celebram a paz através da música e da dança. O Folclore surge neste ambiente festivo como a expressão das culturas tradicionais e revela o que cada país tem de único e diferente, a sua identidade.
Na edição deste ano, São Brás de Alportel recebe grupos folclóricos da Turquia, Malta e Martinica que prometem irradiar cor e alegria nas suas danças.
A República Democrática da Turquia faz-se representar pelo Grupo Pefhem Folk Dance – Pendik, ao som dos instrumentos típicos deste país banhado por 4 mares: o tambor, a corneta, o acordeão, a guitarra e o violino. Este grupo folclórico, fundado em 1976, iniciou a sua actividade com manifestações de arte e folclore turco, corte e costura, artesanato e pintura decorativa. O ensino oficial do folclore turco foi estabelecido em 1965, o que levou à sua participação em diversos Festivais Internacionais a partir de 1979. Na actualidade, leva a sua dança um pouco por todo o mundo.
O velho continente europeu também entra na dança com uma curiosa participação de Mata, e o Grupo Astra Folk – Gozo proveniente da Ilha de Gozo, que representa os contos e as danças típicas deste país.
Formado em 1970, o Grupo Folclórico Astra tem um reportório do grupo composto por músicas e danças escritas pelo grupo, alusivas à história da ilha, conhecida pelas suas pitorescas colinas e pela suas riqueza em locais históricos, tendo inclusive os templos megalíticos mais antigos do mundo.
Da América chega a cor e a alegria do Ballet Racine Creole, uma participação que chega da longínqua ilha de Saint Joseph, trazendo à mistura as raízes de África, terra berço de todos os povos. Integrada na Martinica, uma das ilhas das Caraibas, a cidade de Saint Joseph possui inúmeras atracções turísticas, entre as quais o espectáculo de Ballet Racine Creole. As danças são adaptações locais da vida em comunidade, fruto das culturas e expressões dos diferentes povos que têm ocupado a Martinica. As actuações do Ballet Racine Creole são sempre cheias de emoções, alegria e muita cor, uma forma completa de mostrar a herança do passado que remonta a África, berço da criatividade cultural de todos estes povos que querem transmitir a sua paixão pela dança em todo o mundo.
O FOLKFARO é uma iniciativa do grupo Folclórico de Faro, que conta com uma vez mais com a colaboração da Câmara Municipal de São Brás de Alportel na promoção das tradições culturais que se mantêm vivas através do folclore.