terça-feira, 17 de agosto de 2010

Comemorações do Centenário da República em Alcoutim



No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, o Município de Alcoutim prepara várias actividades para assinalar a bem-aventurada data.

As comemorações começam já no próximo dia 17 de Agosto, com a abertura da exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e Município de Alcoutim. A mostra, que reúne trabalhos plásticos de dez ilustradores inspirados em dez temas representativos do contexto político, cívico e cultural do final do século XIX e início do século XX, estará patente na Casa dos Condes até ao final do mês de Agosto.

A 10 de Setembro, dia do Município em Alcoutim, as celebrações do Centenário da República continuam. O dia começa com a arruada e o içar da bandeira na Praça da República de Alcoutim, seguindo-se uma conferência com Carlos Brito, subjacente ao tema “Duas Guerras nos 100 anos da República”. Perto das 11.00h, a autarquia prepara uma homenagem aos militares naturais do concelho de Alcoutim mortos na Grande Guerra e mortos e feridos na Guerra Colonial.

No dia 05 de Outubro, data de proclamação da República Portuguesa, a autarquia de Alcoutim apresenta, na Praça da República, pelas 10.00h, a obra de remodelação do Edifício dos Paços do Concelho e uma brochura sobre a história do referido imóvel. No mesmo dia, pelas 11.00h, procede-se ao descerramento de várias placas toponímicas evocativas da República.