segunda-feira, 10 de maio de 2010

Festival de Cannes: Algarve presente com 4 longas-metragens




Cannes 2010
• Quatro filmes rodados no ALGARVE presentes no Mercado Internacional de Cannes
• Dois produtores que rodaram no Algarve seleccionados
A ALGARVE FILM COMMISSION estará presente, a partir da próxima 4ª feira, no MIF – Mercado Internacional do Filme, que decorre em simultâneo com o Festival de Cinema de Cannes, entre 12 e 23 de Maio.
A Região estará representada com quatro longas-metragens em promoção e comercialização no Mercado Internacional do Filme: as produções nacionais “A Espada e a Rosa” (João Nicolau) e “Guerra Civil” (Pedro Caldas), a espanhola “Mapas” (Miguel Ángel Calvo Buttini, ) e a norte-americana “Road to Red” (Tito da Costa).
Curiosamente as quatro produções foram todas rodadas na Costa Vicentina, nomeadamente nos municípios de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.
O MIF – Mercado Internacional do Filme decorre em simultâneo com o Festival Cinema de Cannes e conta com a participação de cerca de 30.000 profissionais e 4.000 jornalistas acreditados.
Registe-se também o facto de dois dos produtores europeus seleccionados pelo Programa “Producers on the Move”, financiado pela União Europeia, o português João Figueira e o espanhol Alvaro Alonso terem em comum o facto de terem “rodado” no Algarve no ano passado.
João Figueira produziu “Guerra Civil”, recentemente premiado no IndieLisboa e Alvaro Alonso produziu “Mapas”, que deverá estrear em Espanha no final do Verão.
O "Producers on the Move" proporciona aos produtores uma série de actividades e oportunidades para apresentarem projectos e estabelecerem contactos internacionais com outros produtores
A AFC estará também presente no âmbito das actividades da EUFCN – European Film Commissions Network, um espaço que contará com a animação permanente, através da realização de seminários, workshops e eventos de natureza social.
A Algarve Film Commission foi criada em 2006, com o objectivo de promover o desenvolvimento do sector do cinema, multimédia e audiovisual em geral, através da divulgação da região do Algarve como local privilegiado para a realização de produções audiovisuais nacionais e internacionais.
Nos três últimos anos registou mais de 50 produções rodadas total ou parcialmente na Região, entre Longas Metragens, Documentários, Séries para TV, Publicidade e Vídeo Clips.
A origem diversificada das produções, que inclui países tão diversos como a Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia, entre outros, revela o crescente interesse internacional pela Região.
A nível internacional é sócia efectiva da AFCI – Association of Film Commissions International, com sede nos EUA, e da EUFCN – European Film Commissions Network, com sede em Bruxelas.