quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ensino da Medicina baseado em problemas em debate na UAlg


No dia 28 de Maio terá lugar no Campus de Gambelas da UAlg, no anfiteatro Teresa Júdice Gamito, a partir das 17h00, uma sessão de debate em torno do Ensino Baseado em Problemas (ou Problem Based Learning – PBL). Esta é uma iniciativa do recém-criado Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve (NEMed/AAUAlg), que neste evento se apresenta oficialmente à comunidade.
Este evento, que terá lugar no próximo dia 28 de Maio no anfiteatro Teresa Júdice Gamito, no Campus de Gambelas da UAlg, contará com a presença do Prof. Paul Finucane, director da Graduate Medical School da Universidade de Limerick, na Irlanda, que irá fazer uma apresentação sobre «PBL and graduate entry for Medicine – The Limerick Experience».
O debate será também marcado pelas intervenções do Dr. Filipe Veloso Gomes, actualmente interno de Medicina Interna no Hospital Distrital de Faro e formado em Medicina através do método PBL na Escócia, do Dr. Pedro Marvão, doutorado em Fisiologia e actualmente tutor no curso de Mestrado Integrado em Medicina da UAlg e de Luís Castelo-Branco, estudante de Medicina na UAlg e presidente do NEMed/AAUAlg.
«Consideramos que após a fundação do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve seria oportuno apresentarmo-nos oficialmente aos nossos mais diversos parceiros institucionais numa cerimónia que contemplasse também um debate explicativo e esclarecedor sobre o PBL – que é um dos fundamentos dos métodos de aprendizagem deste curso», explica Luis Castelo Branco.
«Pretendemos dar a conhecer um pouco mais a metodologia de PBL, apresentando a nossa experiência no contexto da UAlg. Este debate será enriquecido com as prelecções do Dr. Finucane, que dará uma visão da sua experiência no ensino de PBL noutra realidade europeia, do Dr. Pedro Marvão que irá fazer uma abordagem sobre o funcionamento do PBL no Mestrado Integrado em Medicina no Algarve e do Dr. Filipe Veloso Gomes, relatando a sua experiência pessoal após a sua formação baseada em PBL.»
Para finalizar o evento, o NEMed/AAUAlg organizará um jantar convívio com alguns dos mais directos colaboradores do curso de Medicina da UAlg, que decorrerá no restaurante VIP, no Campus de Gambelas.
O mestrado integrado em Medicina na UAlg entrou em funcionamento em Setembro de 2009Em Janeiro de 2010 os estudantes deste curso, inovador no contexto português, já tinham criado o NEMed/AAUAlg, um núcleo que tem sido muito activo e dinâmico desde a fundação: entre outras acções, os seus membros já tiveram uma participação activa na semana académica da UAlg e conseguiram a integração histórica na Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), entidade que reúne agora as oito associações e núcleos das escolas médicas em Portugal.